Quatro entidades de Itatiba do Sul são contempladas pelo Fundo Social do Sicredi
Iniciativas que conectam escola, comunidade e cultura receberam cerca de R$ 13 mil
O Sicredi realizou, no dia 23 de outubro, a entrega oficial dos recursos do Fundo Social 2025 no município de Itatiba do Sul. Em um evento coletivo, quatro entidades locais foram contempladas com apoio financeiro para colocar em prática projetos que promovem educação, cultura, sustentabilidade e melhorias na infraestrutura comunitária. Ao todo, foram destinados mais de R$ 13 mil para iniciativas que refletem o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento das comunidades onde está presente.
Entre os projetos apoiados está o Verde em Ação, da Escola Tancredo Neves, que irá implementar um viveiro escolar com irrigação por captação de água da chuva. A proposta une educação ambiental, práticas sustentáveis e produção de verduras, legumes e hortaliças, envolvendo os alunos em todas as etapas do cultivo.
“A conquista do projeto da Horta Escolar por meio do Fundo Social vem trazer inúmeros benefícios para nossa escola e comunidade. O impacto ultrapassa os muros da escola e fortalece a ligação entre o saber escolar e o saber da terra, promove autonomia e fortalecimento da agricultura familiar”, avaliou Diana Paula Cuzma, diretora da instituição.
A Escola de Educação Infantil Tia Nair também foi contemplada com o projeto Eu conto histórias, eu ouço histórias, que incentiva o desenvolvimento emocional e social das crianças por meio da contação de histórias, promovendo vínculos afetivos entre escola e família e despertando o interesse pela leitura desde cedo.
Na área da cultura, o projeto Música para Todos na Escola, da Escola Marieta Tozzo, vai oferecer aulas gratuitas de música para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, promovendo inclusão, desenvolvimento cognitivo e valorização da expressão artística.
Já a Capela São José da Barra Seca recebeu apoio para reformas no salão comunitário, incluindo melhorias nos banheiros e fechamento da cancha de bochas, garantindo mais conforto e funcionalidade para os encontros da comunidade.
Para a gerente da agência, Jessica Cristina Pelin, o momento representa o propósito do cooperativismo em ação: “Sou muito grata por ter a oportunidade de representar o Sicredi em Itatiba do Sul e poder vivenciar o impacto que causamos nas comunidades onde estamos inseridos, exercendo o nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera”.
Com essa entrega, o Sicredi reafirma seu papel como parceiro das comunidades, apoiando projetos que nascem da realidade local e que, com incentivo e cooperação, geram impacto positivo e duradouro.