A cidade de Itá recebeu, no dia 22 de outubro, mais uma entrega do Fundo Social do Sicredi, iniciativa que destina parte dos resultados da cooperativa para apoiar projetos que promovem melhorias reais na vida das pessoas. Em um evento coletivo, que contou com a presença do presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, 14 entidades foram contempladas com mais de R$ 32 mil para colocar em prática ações voltadas à educação, cultura, esporte, inclusão e infraestrutura comunitária. 

Entre os projetos apoiados, estão iniciativas que estimulam o desenvolvimento infantil, como o Jardim Sensorial, que será implantado no Centro de Educação Municipal de Paial, e o projeto Brinquedos Raiz para uma Criança Feliz, da Creche Alecir Trevisol, que valoriza o uso de brinquedos de madeira como ferramenta pedagógica e de consciência ambiental. 

A tecnologia também entra em cena com o projeto Podcast e Videocast na Escola, da E.E.B. Valentim Bernardi, que vai criar um estúdio de mídia para estimular a comunicação e o protagonismo dos estudantes. Já o CEI Cantinho da Pedrita investirá em materiais para atividades físicas adaptadas à primeira infância, por meio do projeto Movimento de Brincadeira. 

“O valor recebido será essencial para enriquecer ainda mais o aprendizado de nossas crianças. Nossa gratidão por investirem na educação e acreditar no nosso trabalho”, destacou Jussara Aparecida Figueiró, diretora da instituição. 

Outras ações contempladas incluem a Brinquedoteca Inclusiva Galopinho Lúdico, voltada às crianças atípicas praticantes de equoterapia; o projeto Amplificando Saberes, da Escola João Henrique Pille, que visa ao maior engajamento da comunidade nas atividades da escola e a comunicação eficaz nos eventos por ela promovidos; o Festival Cultural da APAE, que promove inclusão por meio da arte e do movimento; e o fardamento para a nova turma de Bombeiros Voluntários, garantindo estrutura para atuação dos novos integrantes da corporação. 

A valorização da cultura e da fé também esteve presente, com apoio à restauração da cúpula da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e à revitalização da igreja da Comunidade Linha Alegre, por meio do projeto Raízes da Fé. Já o esporte foi representado pela Associação de Desenvolvimento do Voleibol Itaense, que recebeu apoio para o projeto Preparando Futuros Atletas, voltado à formação cidadã de crianças e adolescentes. 

Foram contemplados ainda a Associação Esportiva e Recreativa Canário, que vai adquirir um fogão a gás; a Associação Esportiva e Recreativa Borboleta Baixa, que vai investir em 70 espetos de inox para atender às exigências da vigilância sanitária; e o CTG Caudilhos do Oeste, que pretende adquirir cadeiras para melhorar a estrutura da entidade, promovendo conforto para os visitantes. 

Para a gerente da agência, Geliane Casarotto, o Fundo Social é uma ferramenta que conecta a cooperativa às necessidades reais da comunidade: “O sentimento é de gratidão à cooperativa e à comunidade. O Fundo Social oportuniza a realização de projetos que transformam nossas comunidades”. 

Com essa entrega, o Sicredi reafirma seu compromisso com o desenvolvimento local, apoiando iniciativas que nascem da própria comunidade e que, com incentivo e cooperação, ganham força para transformar realidades. 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi UniEstados

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!