Sicredi apoia 31 projetos de Concórdia com recursos do Fundo Social
Aporte foi de mais de R$ 92 mil a iniciativas que promovem educação, cultura, inclusão social, saúde e sustentabilidade
No dia 26 de novembro, 31 projetos de Concórdia receberam um importante incentivo na promoção da educação, cultura, inclusão social, saúde e sustentabilidade. A entrega dos recursos do Fundo Social do Sicredi, por meio das três agências do município, destinou mais de R$ 92 mil para iniciativas que impactam diretamente a comunidade.
Entre os projetos apoiados estão ações voltadas à educação infantil, como o Baú de Emoções do CMEI Itália Chiuchietta, que trabalha a consciência emocional das crianças, e o projeto Pequenos Leitores, Grandes Aventuras do CMEI Mundo da Criança, que incentiva o hábito da leitura desde cedo. Também foram beneficiadas propostas que unem tecnologia e aprendizado, como a aquisição de notebooks para o Grupo Escolar Cinquentenário e a revitalização de espaços de leitura em escolas como a EBM Eugênio Pozzo. A inclusão digital ganhou destaque com o projeto da Sociedade Espírita André Luiz, que capacitará crianças para competências tecnológicas essenciais.
A cultura e a arte também foram contempladas com iniciativas como a formação musical da Orquestra Jovem e o projeto de contação de histórias do Instituto Logosófico. Na área social, a Instituição Cidade Nova Esperança recebeu apoio para a campanha de Natal, enquanto a Associação dos Aposentados e Pensionistas investirá em ações voltadas à saúde e bem-estar dos idosos. A proteção animal foi lembrada com o projeto da ConAnimal, que garantirá alimentação para cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
Outras ações incluem melhorias em centros de educação infantil, aquisição de brinquedos pedagógicos, projetos de futsal para crianças, capacitação feminina, incentivo ao agroturismo e fortalecimento da segurança pública com equipamentos para a Polícia Militar. Também foram apoiadas iniciativas voltadas à sustentabilidade, como hortas escolares e produção de copos biodegradáveis.
Daltro de Andrade, presidente da Sociedade Espírita André Luiz, destacou a relevância do apoio: “É com muita alegria que realizamos esse projeto de educação digital com apoio e incentivo do Sicredi. A cooperativa oportunizou, através de investimentos de Fundo Social, um curso de programação e educação digital para crianças atendidas nas atividades de evangelização da Sociedade Espírita André Luiz. As aulas deram às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades de programação e tecnologia, que podem abrir portas para um futuro profissional promissor. Agradecemos imensamente o apoio e o acolhimento do Sicredi para que essa iniciativa fosse viabilizada e déssemos esse passo tão importante na direção de um futuro melhor para nossas crianças”.
Para a gerente de uma das agências Sicredi em Concórdia, Juliane Perboni, cada projeto representa um passo para transformar realidades: “Participar deste movimento é acreditar no poder da transformação. Aqui no Sicredi, o interesse pela comunidade e o compromisso com o desenvolvimento local acontece na prática. É um orgulho imenso fazer parte dessa iniciativa que une pessoas e gera impacto real na vida da nossa comunidade. Juntos, mostramos que quando há propósito, há mudança. É muito mais que uma entrega: é acreditar que juntos podemos construir um futuro melhor para todos”.
Com essa entrega, o Sicredi reafirma seu papel como agente de desenvolvimento local, fortalecendo iniciativas que unem solidariedade, educação e sustentabilidade. Confira abaixo todos os contemplados:
-
APF CMEI Itália Chiuchetta
-
APF CMEI Mundo da Criança
-
Escola Básica Municipal Parque de Exposições
-
Consórcio Lambari
-
Associação dos Profissionais da Beleza
-
Associação de Pais e Amigos dos Surdos – APAS
-
Instituto Logosófico - Concórdia
-
APP Grupo Escolar Municipal Nova Brasília
-
Centro Municipal de Educação Infantil Petrópolis
-
Sociedade Espírita André Luiz
-
Associação de Pequenos Agricultores de Pinheiro Preto, Poço Rico, Volta Alegre, Linha Unida e Barra do Jacutinga
-
Sociedade Concordiense de Ajuda e Proteção Animal
-
Associação de Fibromiálgicos de Concórdia e Região do Alto Uruguai Catarinense
-
Orquestra Sinfônica de Concórdia
-
Instituição Cidade Nova Esperança
-
APP EB. Romeu de Sisti
-
APF CEMEI Sonhos de Criança
-
APP Grupo Escolar Cinquentenário
-
Associação de Serviços Sociais Voluntários de Concórdia
-
APP Escola Básica Municipal Melvin Jones
-
APF CMEI Frei Lency
-
APF CMEI Regina Piola
-
Polícia Militar de Santa Catarina
-
Associação de Agroturismo Caminho da Roça
-
APP EBM Eugênio Pozzo
-
Associação dos Aposentados e Pensionistas de Concórdia
-
Associação de Pais e Amigos da Criança e do Adolescente Toni Gol
-
Sociedade Concordiense de Auxílio Fraterno
-
APF CMEI Pequeno Príncipe – Nações
-
APF Centro Municipal de Educação Infantil Imigrantes
-
EMB Anna Zamarchi Coldebella