A Sicredi UniEstados, em parceria com a URI Erechim e o Sebrae, promove mais uma edição do Open Innovation X, projeto que estimula a cultura da inovação, do empreendedorismo e do protagonismo juvenil por meio da conexão entre estudantes do Ensino Médio, empresas da região e instituições de ensino. Consolidado como uma maratona de inovação aberta, o projeto chega à sua quinta edição reforçando o compromisso das instituições com a formação de jovens preparados para os desafios de futuro tecnológico. 

Nesta edição, participam mais de 100 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Erechim - Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, Colégio Franciscano São José, Colégio Marista Medianeira, Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, Escola Normal José Bonifácio e Centro de Educação Profissional SENAI. A ideia é desafiá-los a desenvolver soluções reais para problemas apresentados por empresas da região, vivenciando, na prática, o ambiente corporativo e o processo de inovação colaborativa. 

A abertura do Open Innovation X ocorreu nesta terça-feira (12), no Espaço Cooperar do Sicredi, e contou com a participação do vice-presidente da Sicredi UniEstados, Luis Caramori, que destacou a importância de aproveitar oportunidades como essa para investir em educação, conhecimento e visão de longo prazo. Segundo ele, iniciativas como o Open Innovation X contribuem para formar jovens mais conscientes, preparados e capazes de dar continuidade ao desenvolvimento das comunidades e das empresas locais. 

Após a abertura, os estudantes participaram de uma palestra inicial com o gestor de Inovação e Tecnologia Yuri Ribeiro, que provocou reflexões sobre o futuro do trabalho, o impacto da tecnologia e a necessidade de se olhar para a inovação como resolução de problemas reais, e não apenas como criação de novas ferramentas. Durante a apresentação, os alunos foram estimulados a observar o cotidiano, identificar dores e pensar de forma criativa em soluções que gerem valor para as pessoas e para os negócios. 

A metodologia do projeto envolve uma trilha formativa estruturada, com oficinas, visitas técnicas às empresas, rodadas de desenvolvimento das soluções e apresentação final em formato de pitch, avaliado por uma banca composta por representantes das empresas parceiras. O foco do Open Innovation X é a inovação aberta, em que as empresas buscam ideias fora de seus muros e os jovens atuam como protagonistas na construção dessas soluções. 

Para Gladistom Deliberali, gestor de Projetos da Indústria do Sebrae, parceiro do projeto desde a primeira edição, o Open Innovation X tem apresentado resultados consistentes ao longo dos anos. De acordo com a instituição, as empresas participantes não apenas levam desafios reais aos estudantes, como também incorporam metodologias e ideias desenvolvidas durante o evento, fortalecendo a inovação interna e a conexão com a educação empreendedora. Em edições anteriores, diversas soluções propostas pelos alunos foram adaptadas e implantadas pelas empresas, comprovando o impacto prático do projeto. 

Representando a URI Erechim, responsável pela coordenação metodológica do Open Innovation X, a professora universitária e coordenadora do projeto de implantação do Centro de Inovação Uri Tech, Jessie Carvalho Brum, reforça que o Open Innovation X evolui a cada edição, acompanhando as transformações do mercado e da educação: “Neste ano, fizemos ajustes importantes na metodologia e nos critérios de avaliação, trazendo um olhar ainda maior para a sustentabilidade social e ambiental. Também passamos a medir indicadores que nos permitem entender o antes e o depois da participação dos estudantes”, explicou. Para a universidade, um dos principais diferenciais do projeto é aproximar os jovens do ambiente industrial e corporativo, quebrando paradigmas e ampliando a percepção sobre oportunidades de carreira e desenvolvimento profissional. 

Do ponto de vista das empresas parceiras, o Open Innovation X representa uma oportunidade estratégica de enxergar seus desafios a partir de um novo olhar. Para Ana Maria e João Gabriel Vendruscolo, da VGraf, a criatividade e a visão externa dos estudantes são fundamentais para explorar novas possibilidades de produtos e soluções: “A visão que vem de fora é extremamente rica. Muitas vezes, os jovens conseguem trazer soluções criativas para problemas reais da empresa, e algumas dessas ideias têm potencial para serem adotadas no nosso dia a dia”, explica João. 

Para o estudante Jean Lucas Kaszmirski, do Colégio Franciscano São José, a experiência tem impacto direto na formação pessoal e profissional. Ele destaca o contato com temas atuais como inteligência artificial, tecnologia, gestão e inovação, além da possibilidade de aplicar conhecimentos na prática e desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Jean acredita que a vivência contribui para escolhas futuras, amplia o repertório e fortalece o currículo. 

Ao apoiar o Open Innovation X, a Sicredi UniEstados reafirma seu papel como uma instituição financeira cooperativa comprometida com o desenvolvimento regional, a educação empreendedora e a construção de um futuro mais inovador e colaborativo. O projeto fortalece laços entre escolas, universidade, empresas e comunidade, mostrando que a cooperação é caminho para gerar impacto social e econômico positivo. 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi UniEstados

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!