Cooperativas mineiras conhecem o Sistema Sicredi e a força do cooperativismo do sul do país
As cooperativas estiveram em Porto Alegre, Erechim e Chapecó
“Uma missão para demonstrar a solidez das cooperativas, promover integração e mergulhar na história do cooperativismo do Rio Grande do Sul, berço das cooperativas de crédito”. Assim o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, descreveu o objetivo da visita das cooperativas de Minas Gerais ao Centro Administrativo Sicredi (CAS) e à Central Sicredi Sul/Sudeste, em Porto Alegre, à Sede Administrativa em Erechim, bem como às cooperativas de produção Aurora e Alfa em Chapecó.
O propósito desta missão de integração, que iniciou dia 7 de agosto com a partida de Minas Gerais e encerrou dia 10 com o retorno, foi conhecer como funciona o Sistema Sicredi, estreitar os laços e trocar experiências no âmbito cooperativista, firmando uma conexão entre os representantes das cooperativas de Minas Gerais, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O grupo de 21 pessoas integrado por diferentes cooperativas – de produção, produtores, médicos e agroindústrias – e representantes do Sebrae, incluindo o presidente Adelar Parmeggiani e o gerente regional de Desenvolvimento da Sicredi UniEstados em Minas Gerais, Jean Carlos Cezne, conheceram a atuação e desempenho do Sistema Cooperativo Sicredi no Brasil, com mais de 6 milhões de associados, 30 mil colaboradores, 100 cooperativas filiadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, e mais de 2,2 mil agencias em 1,6 mil municípios, sendo que em mais de 200 destes é a única instituição financeira presente fisicamente, o que reforça a importância do cooperativismo na inclusão financeira e no acesso ao crédito para as pessoas.
COMPETÊNCIA E COMPROMETIMENTO
Entre os visitantes estava o presidente da Unimed Poços de Caldas, José Júlio Balducci, que afirmou ter sido fascinante a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Sicredi. “Parabéns à Sicredi por toda a sua competência, por toda a sua estrutura, mas principalmente pelas pessoas que estão à frente da cooperativa. Dá para notar a alegria com que todos trabalham: colaboradores e dirigentes”, declarou. Segundo ele, todos estão empenhados para que o cooperativismo seja sempre fortalecido. “Só temos a agradecer e reforçar que podemos ser parceiros”, finalizou José Júlio Balducci.
Da mesma forma, para o diretor-financeiro da Cooperativa de Pequenos Produtores – AGRIPOÇOS, Ulisses Ferreira de Oliveira, a impressão foi muito positiva. Ele também agradeceu ao Sicredi pela oportunidade de conhecer um pouco mais do cooperativismo aplicado na prática, assim como toda a estrutura de governança e o comprometimento de todos. Ulisses afirmou ter sido um prazer muito grande esta visita de conhecimento, o que o inspira a levar e compartilhar os ensinamentos com a sua região. “Saímos do Rio Grande do Sul cientes da seriedade do trabalho que aqui é desenvolvido”, assegurou.