Sicredi UniEstados realiza curso preparatório para o Conselho de Administração
Módulo presencial teve como tema: Plano de Trabalho Aplicado
Fundamentado em um modelo de gestão participativa e democrática, a Sicredi UniEstados incentiva o envolvimento dos associados e seus representantes nos processos decisórios da instituição financeira cooperativa. Neste formato, os conselheiros assumem um papel importante e ativo na gestão do negócio, atuando em decisões estratégicas para o pleno desenvolvimento da cooperativa.
Para qualificar esse sistema de governança, Conselheiros de Administração em exercício e Coordenadores de Núcleo, estão participando do Curso Preparatório para Conselheiros de Cooperativas em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).
A formação, voltada aos interessados em colocar o nome à disposição para integrar o Conselho de Administração, tem o objetivo de desenvolver a visão estratégica e o despertar do posicionamento crítico sobre gestão das sociedades cooperativas, considerando a adoção de boas práticas de gestão e de governança.
Dividido em 10 módulos online e 1 módulo presencial, abrange conhecimentos técnicos inerentes à função de conselheiro, como: Doutrina e tendências do cooperativismo; Governança cooperativa; Direito e legislação; Planejamento estratégico; Liderança e motivação; Sustentabilidade organizacional, Gestão de riscos e compliance; Criatividade e cultura para inovação e Análise das demonstrações e projetos.
O foco é a educação, a formação e informação! Pessoas conhecedoras e engajadas com o processo contribuem assertivamente para a tomada de decisões na construção de estratégias para a cooperativa.
TRABALHO PRÁTICO
No dia 25 de outubro no Seminário Nossa Senhora de Fátima - Erechim/RS, foi realizado o módulo presencial que abordou a construção do Plano de Trabalho. Cerca de 40 pessoas entre representantes da Sede Administrativa, Conselheiros de Administração em exercício e Coordenadores de Núcleos, dos três estados de abrangência da Sicredi UniEstados se fizeram presentes.
Abrindo os trabalhos, foi explanado o vídeo que o Sr. Adelar José Parmeggiani, Presidente da Cooperativa, gravou para a recepção da turma. Em sua fala, abordou a importância de os presentes aproveitarem o momento para estabelecer conexões com a estratégia da Cooperativa a partir das trocas e discussões entre os pares, desejando um bom momento a todos.
Jaime Célio Testolin, Diretor de Operações, apresentou como ocorre a relação entre o Conselho de Administração (CONSAD) e a Diretoria, seja de Operações e/ou de Negócios.
Sherley Martins Silva, Assessora de Planejamento Estratégico, aclarou que o Planejamento Estratégico está atrelado ao olhar para o futuro, não para o passado; E que para além dos números, precisamos olhar para as pessoas.
A Coordenadora de Programas Sociais, Tatiane Toso Bertolla, relacionou o quadro social da Cooperativa com as iniciativas sociais desenvolvidas pela UniEstados, demostrando a relação e o impacto com a proposta que desenvolvemos nas e para as comunidades em que estamos inseridos.
Bruna Dalacorte, Gerente de Pessoas, culminou as falas em nome da Cooperativa trazendo a relevância das competências balizadoras para o desenvolvimento das pessoas nos eixos de Cooperativismo, Transformação, Pessoas e Negócio. Falou sobre a valorização das pessoas em sua integralidade, capacitadas para atender e entregar a melhor experiência para o associado e, ainda, trouxe o papel das lideranças enquanto inspiração para a promoção da cultura organizacional.
Paola Richter Londero, Coordenadora da Pós-graduação e Professora da Escoop, conduziu o Brainstorming - Atividade de World Café, em que os participantes puderam transitar sobre os assuntos: Relacionamento com o cooperado; Desenvolvimento Regional; Inovação; Liderança e Motivação de equipe para trazer suas percepções e sugerir práticas. Essa atividade foi mobilizadora para a construção do Plano de Trabalho Aplicado, que convidou os participantes a organizar seu escopo de trabalho para apresentar sua proposta de valor e as iniciativas que gostariam de liderar, caso ocupem o cargo de Conselheiros.
Finalizando o momento, Andréia Paula Bombardelli, Assessora de Programas Sociais, apresentou um recorte fundamentado nas construções da tarde. Externalizou que o futuro da cooperativa depende de pessoas. Pessoas com conhecimento de causa, com ousadia e, sobretudo, que acolham a cultura do erro como premissa para o nosso desenvolvimento enquanto cooperativa.