Uma união de cooperativas - Sicredi UniEstados, Sicredi Conexão, Sicredi Altos da Serra RS/SC, Sicredi Sul Minas RS/SC, Sicredi Região da Produção e Alfa - com a Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), por meio de seu Colegiado de Primeiras-damas, possibilitou a aquisição de “Touca Inglesa” para evitar a queda de cabelo em mulheres em processo de quimioterapia.

            O equipamento atende até duas pacientes por vez e assume grande relevância, já que a perda de cabelos configura um dos momentos mais sensíveis e dolorosos para as pacientes com câncer. Além de afetar a autoestima, compromete a continuidade no tratamento, inferindo diretamente no processo de recuperação.

            A entrega simbólica aconteceu no dia 26 de outubro no evento: “Outubro Rosa - Prevenção à Vida” que ocorreu no Pólo de Cultura de Erechim e foi marcado pelo descerramento de uma placa. Promovido pelo Colegiado de Primeiras-damas, teve a presença de mais de 300 mulheres dos 32 municípios da região Alto Uruguai em um movimento que objetivou a prevenção ao câncer de mama.

            A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente da Amau, Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; Presidente do Colegiado de Primeiras-Damas,  Primeira-dama de Gaurama, Silvana Bettega; e  dos parceiros na aquisição da Touca Inglesa: Sicredi UniEstados, na pessoa Luís Carlos Caramori, Vice-presidente e da Assessora de Programas Sociais, Andréia Bombardelli; Sicredi Altos da Serra RS/SC com a participação do Vice-presidente, Sadi Comiran e da Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Marta Samujeden; Sicredi Sul Minas RS/MG com o Vice-presidente Ademir José Simioni e o Gerente de Relacionamento Eduardo Schorr; e Alfa, na pessoa de Fernanda Regoso, coordenadora do Projeto Alfa Mulher.

            Também se fizeram presentes a Diretora Administrativa da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Camila Costanzi Amaral; o Diretor Técnico, Dr. Celso Lago; e a Coordenadora da Unacon (Unidade de Oncologia do Santa Terezinha), Enfermeira Neiva Pesavento, que receberam o equipamento que será direcionado aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em tratamento quimioterápico.

INTERCOOPERAÇÃO

            O Vice-presidente da Sicredi UniEstados, Luis Carlos Caramori, parabenizou a iniciativa da AMAU. Destacou a presença das coirmãs do Sistema Sicredi e da Cooperativa de Produção Alfa, apoiadores da iniciativa. “Este evento proporciona praticarmos o 6º princípio do cooperativismo que é a intercooperação, juntando esforços para o bem de nossas comunidades”, falou. Segundo ele, o evento traz a oportunidade de divulgar a importância do autocuidado com a saúde da mulher e a proteção do bem maior, a vida. “Não somente como parte financeira, mas, sim, com campanhas, incentivos a entidades, com carinho e dedicação no bem-estar das pessoas. Com muita empatia com aquelas pessoas e famílias que são acometidas com doenças”, finalizou agradecendo, mais uma vez a parceria com as demais cooperativas e AMAU.

            O Vice-presidente da Sicredi Altos da Serra RS/SC - Sadi Comiran, também parabenizou a iniciativa da aquisição do equipamento. “Todos nós sabemos da importância que isto vai trazer para a comunidade regional. O mundo hoje está precisando de pessoas do bem e está provado que aqui, existem”, comentou. Pontuou que esta ação está inserida nos princípios do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade e agradeceu por fazer parte de uma cooperativa que incentiva esses movimentos.

OLHOS PARA OS INVISÍVEIS

            O presidente da AMAU, Mauricio Soligo, falou da alegria que estava sentindo neste momento histórico, enaltecendo que a Associação é de municípios, não de prefeitos. “Assim que recebemos a demanda do colegiado de Primeiras-damas, nos dirigimos à Sicredi UniEstados e conversamos com o presidente Adelar Parmeggiani, que imediatamente comprou a ideia e prontamente entrou em contato com as demais cooperativas Sicredi. Em um movimento muito rápido todos abraçaram a iniciativa e, junto com a Alfa, disponibilizaram recursos para que a nossa região fosse a primeira no interior do estado do RS a disponibilizar o tratamento a todas as mulheres que se tratam de câncer pelo SUS. Esta é a demonstração de uma unidade e preocupação de toda a nossa região, que não sei se tem igual em outras regiões”, comentou. “Felizmente temos pessoas que conseguem enxergar e ouvir aqueles que são invisíveis aos nossos olhos e que clamam por nossa ajuda. A AMAU, juntamente com as Primeiras-damas, vem fazendo um trabalho espetacular junto à região”, reforçou Soligo.

CONQUISTA DE TODAS

            A presidente do Colegiado de Primeiras-Damas, Silvana Bettega, ao dar as boas-vindas falou da felicidade em estar entregando este importante equipamento para evitar a queda dos cabelos das mulheres que fazem tratamento de quimioterapia pelo SUS. “É uma conquista de todas nós pelo bem-estar de muitas”, comentou. Silvana agradeceu ao Sicredi, à Alfa e aos municípios que contribuíram com recursos financeiros para a aquisição da touca.

            A Diretora Administrativa da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Camila Costanzi Amaral, agradeceu a doação e destacou que este equipamento irá humanizar ainda mais o tratamento. Conforme informou, esta touca não irá beneficiar somente as mulheres do Alto Uruguai, mas também de 13 municípios de outras regiões que são referenciadas para o Santa Terezinha. “Com a touca elas poderão dar seguimento ao seu tratamento com impacto emocional e psicológico menor do que se observa hoje”, destacou.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi UniEstados

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!