A união de seis cooperativas marcou as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo em Concórdia, no último sábado (4). A ação reuniu Sicredi UniEstados, Copérdia, Cresol, Sicoob Crediauc, Sicoob Transcredi e Unimed em uma programação voltada à comunidade, destacando a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social da região.  

Durante o evento, que ocorreu na Rua Coberta, a população participou de atividades que reforçaram valores como cooperação, solidariedade e sustentabilidade. Entre as iniciativas promovidas estiveram a arrecadação de tampinhas plásticas, trocadas por lápis colecionáveis e posteriormente convertidas em recursos para a APAE do município, o recolhimento de lixo eletrônico e a distribuição de mudas de plantas, incentivando práticas de cuidado com o meio ambiente. 

Também no sábado houve feira de adoção de animais, organizada pela Prefeitura Municipal, distribuição de pipoca e algodão doce, brinquedos infláveis e apresentação do grupo Sou Arte. A programação foi antecedida por uma campanha de doação de sangue, que mobilizou voluntários e contribuiu para salvar até 336 vidas, demonstrando o poder da cooperação na geração de impactos positivos para a comunidade. 

Representando a Sicredi UniEstados, participaram da ação o vice-presidente Luis Carlos Caramori, a gerente regional de Desenvolvimento Pâmela Coradi Gavasso, o conselheiro de administração Vinicius Marin, as gerentes Carina Mattana, Juliane Perboni e Elenir Vendrame Dendena, além de colaboradores das três agências da cooperativa em Concórdia. 

Para a gerente da agência Sicredi Centro, Carina Mattana, o evento reforçou o propósito que une as cooperativas: “O Dia Internacional do Cooperativismo foi marcado pela expressiva participação da comunidade e pela união das cooperativas em torno de um propósito comum. Temos orgulho de fazer parte desse movimento, colocando em prática o 7º princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade, e fortalecendo a missão do Sicredi de construir juntos uma sociedade mais próspera”. 

Carina ressaltou que as cooperativas vão além da oferta de produtos e serviços: “As cooperativas contribuem diariamente para a geração de empregos, o fortalecimento da economia local e a promoção do bem-estar social, sempre com atendimento próximo, relacionamento humano e condições justas para seus associados e clientes”. 

O presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, também comentou o significado da ação conjunta: “Ver seis cooperativas unidas em torno de um mesmo propósito mostra que o cooperativismo é muito maior do que cada organização individualmente. Compartilhamos os mesmos princípios e a mesma missão, promover o desenvolvimento econômico, social e humano das comunidades onde estamos presentes”. 

Adelar ainda reforçou o impacto da cooperação no dia a dia das comunidades: “Tenho certeza de que essa programação é uma excelente oportunidade para aproximar ainda mais a comunidade dos valores cooperativistas e mostrar, na prática, o impacto positivo da cooperação”. 

Em sua segunda edição, a mobilização cresce a cada ano e evidencia o potencial transformador do cooperativismo. O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado anualmente e destaca a contribuição das cooperativas para a geração de oportunidades, inclusão, desenvolvimento local e fortalecimento das comunidades. 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi UniEstados

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!