Taxa Selic fecha em 10,75% a.a. e beneficia investimentos
Taxa Selic fecha em 10,75% a.a. e beneficia investimentos
O Comitê de Políticas Monetárias (Copom), realizou a sua primeira reunião de 2022 entre os dias 01 e 02 de fevereiro. O encontro confirmou as previsões dos economistas e trouxe a definição da nova taxa básica de juros carregando dois dígitos pela primeira vez em quatro anos. A Selic fechou em 10,75% a.a. e será válida pelos próximos 45 dias, quando ocorre a próxima reunião do Copom.
Controle da inflação
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por isso, a sua elevação influencia diretamente o nosso dia-a-dia.
O valor está acima do teto da meta de inflação, que era de 5,25% no ano passado. Para 2022, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 5% neste ano nem ficar abaixo de 2%.
Se por um lado, fazer contas para tomar empréstimos se torna cada vez mais importante e necessário em um momento de aumento geral de preços que afetam toda a cadeia produtiva e consumidores, por outro as pessoas e, em especial, os associados que possuem recursos excedentes podem neste momento buscar uma excelente relação de risco x retorno em seus investimentos.
Investimentos beneficiados pela taxa
Conforme sinalização do Copom após finalização da reunião, os aumentos da taxa Selic irão continuar, porém a dúvida agora é de quanto será o próximo aumento. Neste contexto a aplicação em renda fixa, principalmente aquelas opções de investimento que possuem taxa pós-fixada e que carreguem como indexador o CDI, se tornam opções muito atrativas para os investidores, desde que a balança risco x retorno do investidor esteja equalizada.
Já em fevereiro os benefícios deste tipo de investimento serão sentidos pelos investidores. Para aqueles que aportam novos recursos ou já possuem negociações com taxas equivalentes a 100% do CDI – que é o principal índice da Renda Fixa utilizado para remunerar CDBs, RDCs e LCAs, por exemplo - a remuneração bruta esperada é próxima a 0,80%a.m., sem descontar o imposto de renda.
Poupança sem pagamento de Imposto de Renda
Para aquele perfil de investidor que busca uma opção de investimento sem o pagamento de Imposto de Renda e com alta liquidez, a Poupança é uma opção a ser considerada. Ela irá se beneficiar do aumento da taxa Selic, uma vez que desde 2012, quando a SELIC foi superior a 8,5%a.a., a então chamada Poupança Nova passa a ter remuneração de 0,50% a.m + TR - taxa criada na década de 90 e que hoje, além da Poupança Nova, é usada como indexador em algumas modalidades de financiamento imobiliário e para correção do saldo do FGTS - e este indexador também aumentará em função dos novos patamares da taxa SELIC.
Dessa forma, o momento é favorável para o incremento dos investimentos, para quem já é investidor, e para quem quer começar a investir. A nossa equipe está preparada para auxiliar você a decidir as melhores opções de investimento de acordo com o seu perfil. Você pode entrar em contato através do WhatsApp (51) 3358-4770.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é destaque nos principais rankings que avaliam fundos de investimentos em todo o mundo, carregando os títulos de Rating AA, pela Fitch Ratings, Rating Aa1, pela Moody's, e Rating AAA, pela Standard & Poor's. O que comprava a sua solidez na categoria.
Por Guilherme Zanon - Assessor de Desenvolvimento PJ da Sicredi Raizes RS/SC/MG