Entre os meses de maio e junho as oito cooperativas escolares mantidas através da Sicredi Raízes RS/SC/MG, em parceria com as prefeituras municipais, estiveram realizando o seu período assemblear. Cada uma delas observou os protocolos locais de prevenção à Covid 19 para formatação do momento.  

As Cooperativas Cooperlenira de Miraguaí, Coopersenna de Tenente Portela, Cooper Unisalto de Derrubadas, Uninova de Sede Nova realizaram assembleias virtuais, por meio de ferramentas digitais. Já as Cooperativas Cooperspm e Cooepnp de Vista Gaúcha, Ceaal e Cooperasb de Tenente Portela mantiveram assembleias presenciais.

As assembleias atenderam a dois formatos: Extraordinária, com a finalidade de mudança de estatuto e Ordinária, tratando de pautas abordadas e aprovadas pelos sócios. Em assuntos de Ordinária, a ordem do dia compreendeu a apresentação de relatórios econômicos e sociais da gestão, demonstrativo de resultado, parecer do conselho fiscal, destinação dos resultados e eleição dos membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

As novas chapas eleitas passam a trabalhar na construção do plano de gestão. A intenção é reconhecer e se conectar com interesses e necessidades dos associados da Cooperativa Escolar, afim de gerar benefícios coletivos.

As Cooperativas Escolares são uma iniciativa de caráter educativo, formada pela união voluntária de crianças ou adolescente, que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos. Objetivo é de ampliar as oportunidades de aprendizado, vivenciando experiencias dos valores e princípios do cooperativismo na prática.

As práticas realizadas nas Cooperativas, como Assembleias, reuniões, oficinas, entre outros, somadas ao aprender por meio de dinâmicas, contribuem para o desenvolvimento de habilidades como pensamento lógico, curiosidade, negociação, organização, comunicação e participação.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Raízes RS/SC/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!