Diante das dificuldades geradas por conta da pandemia de covid-19, as ações de responsabilidade social passaram a ganhar ainda mais importância. Em função disso, neste ano, o Dia C (Dia de Cooperar), movimento organizado nacionalmente pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), que mobiliza o segmento com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios do cooperativismo, busca auxiliar a sociedade a minimizar os impactos a partir da arrecadação de alimentos.

A iniciativa, celebrada no Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano foi comemorada no último sábado, 3 de julho, tem como protagonistas: associados, colaboradores e comunidade em geral que juntos desenvolvem projetos em prol das comunidades em que estão inseridos.

As ações voluntárias estão sendo desenvolvidas deste o início do ano, todas em apoio a Agenda Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Na área de atuação da Sicredi Paranapanema PR/SP que compreende o norte do Paraná e sudoeste do estado de São Paulo, já são mais de 36 ações catalogadas, dentre elas arrecadações de alimentos, lives beneficentes, educação financeira, entre outros.

Segundo a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Leonor Silva, as iniciativas visam trabalhar as necessidades das comunidades para gerar apoio e desenvolvimento diante do cenário atual. “Apoiar e desenvolver nossa sociedade faz parte do nosso DNA e neste movimento seguimos firme para contribuir com a toda população no que for possível. Com as iniciativas, estamos também apoiando irrestritamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU na Agenda Global.”

No ano passado, o Sicredi, realizou, ao todo, 1.033 ações de cunho social, que beneficiaram 4,1 milhões de pessoas nas comunidades de 612 cidades. A instituição contou com o apoio de mais de 30 mil voluntários, entre eles, seus próprios colaboradores. O impacto das ações do Sicredi representou mais de 50% das pessoas beneficiadas e quase 1/3 do total de iniciativas do Dia C foram realizadas por alguma de suas cooperativas. No total, em 2020, o Dia C beneficiou mais de 7,8 milhões de pessoas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista. Em nossa região, mais de 20 mil famílias foram impactadas.

“Atitudes simples movem o mundo e, diante de um momento tão desafiador, estamos mais do que nunca colocando em prática nossos valores e princípios. Ao apoiar novamente o movimento do Dia C permanecemos ao lado dos nossos associados, colaboradores e das comunidades no enfrentamento da pandemia e seus efeitos, este ano com foco na arrecadação de alimentos”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi.

Saiba como fazer parte deste movimento e conheça todas as ações desenvolvidas pela Sicredi Paranapanema PR/SP através do site https://www.sicredi.com.br/coop/paranapanema/dia-de-cooperar/

Origem do Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador em Minas Gerais. Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!