Sicredi União Metropolitana RS orienta como investir o 13º salário
Saiba como equilibrar o orçamento e conheça algumas oportunidades de investimentos
Com a primeira parcela do 13º salário em conta e a proximidade do pagamento da segunda, é o momento propício para organizar a vida financeira, seja para quitação de dívidas e impostos, iniciar investimentos ou aumentar recursos. É comum surgir a dúvida sobre qual investimento é o mais eficiente no atual cenário econômico. Por isso, a Gerente de Captação de Negócios da Sicredi União Metropolitana RS, Fabiane Lenhart, separou algumas dicas para ajudar os associados na tomada de decisão.
Conforme a Gerente, vale aproveitar o 13º salário para iniciar um movimento de sustentabilidade financeira. O momento também é propício para pensar em uma reserva de emergência, que facilite ter benefícios na compra à vista, bem como fazer investimentos para acumular recursos.
Para quem ainda não é investidor e quer se sentir mais seguro em caso de imprevistos, uma das possibilidades é a renda fixa em razão da alta liquidez e do baixo risco. Os fundos de renda fixa juntamente com a poupança e, no caso do Sicredi o depósito a prazo (CDB nas demais instituições financeiras) são formas mais conservadoras que acompanham o índice da Selic. Se a Selic e o CDI (certificado de depósito interbancário) sobem ou baixam, a rentabilidade os acompanha. A informação importante é que a pessoa não deixa de rentabilizar o seu dinheiro.
Estas linhas de investimento continuam valendo mesmo para quem já tem perfil de investidor. Elas acabam dando oportunidade para o associado ganhar acima de 1% de rentabilidade, pois o CDI tem fechado neste percentual nos últimos meses. Desta forma, é possível garantir uma boa rentabilidade.
Existe uma gama de soluções oferecidas entre os fundos de investimento. Na categoria de renda fixa, o multimercado entra para um perfil mais moderado. Para os investidores mais arrojados, uma dica são as ações e fundo cambial.
Desde o dia 07 de novembro, a renda variável é mais uma opção. Ela permite fazer a aquisição de ações (possibilidade de se tornar sócio de empresas brasileiras), ETFs (possibilidade de ampla diversificação da carteira e diversificação internacional), BDRs (possibilidade de se tornar sócio de empresas americanas, diversificação internacional) e Flls (renda passiva e exposição ao mercado imobiliário) e mesclar a carteira para ter uma rentabilidade um pouco maior. É normalmente para investidores que já possuem uma experiência e que têm tempo para deixar aplicado, pois são investimentos com uma volatilidade maior.
Para a Gerente de Captação de Negócios da Sicredi União Metropolitana RS, Fabiane Lenhart, é sempre importante saber qual o objetivo do associado se é uma reserva a curto, médio ou longo prazo. Isto também irá influenciar o especialista na hora de fazer a oferta de um produto. “Daqui a pouco é uma poupança se for a curto prazo, pois não tem a tributação de imposto de renda e dá para equiparar com um depósito a prazo. Entender o perfil do associado para que seja possível fazer a oferta da melhor solução é primordial. Nem sempre um produto com uma rentabilidade melhor pode ser ofertado naquele momento se levarmos em consideração que existem fundos onde o resgate é em 28 dias e às vezes a necessidade de liquidez é imediata. São fatores importantes e que influenciam no momento da tomada de decisão do investimento que será escolhido”, explica.
A Gerente ainda ressalta que até o final do mês de dezembro quem realizar aportes em previdência privada no produto PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) poderá deduzir até 12% da renda bruta anual tributável. “Além disso, nós, da Sicredi União Metropolitana RS, estamos disponíveis seja para pagar suas contas ou para investir. O nosso aplicativo e nossos gerentes estão prontos para entender e atender a sua necessidade financeira”.
A Cooperativa Sicredi União Metropolitana RS tem mais de 70 mil associados. Além de Porto Alegre, a Cooperativa atua em mais oito municípios: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão.