Sicredi Origens RS completa 100 anos de cooperação para o desenvolvimento de Porto Alegre e Região Metropolitana

No dia 06 de setembro de 1925, foi fundada pelo porto-alegrense, Gaston Englert, a primeira cooperativa de crédito da cidade de Porto Alegre. Na época, chamada de Central das Caixas Rurais, atualmente denominada Sicredi Origens RS. Até 1950, a sede da Central de Caixas Rurais funcionou em diversos endereços do Centro da capital (Rua Voluntários da Pátria, Praça Visconde do Rio Branco, que depois foi rebatizada de Praça Rui Barbosa e onde, atualmente, funciona o centro comercial POP Center e na Rua Uruguai, no edifício Bier & Ullmann.
Em 1965, por mudanças legais a cooperativa alterou a sua forma de atuação de central para uma cooperativa singular. Em 1967 a tradicional Cooperativa Central das Caixas Rurais (COOPERSUL) passou a ser Cooperativa de Crédito Sul Riograndense Ltda do “tipo Luzzatti”, cuja principal característica é a livre adesão de associados. Este modelo urbano foi muito popular no Brasil entre os anos de 1940 e 1960 e ficou conhecido por admitir a participação de assalariados e pessoas jurídicas, sem necessidade de ligação com uma instituição ou segmento.
Conforme o presidente da Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow, o ingresso ao Sistema Sicredi aconteceu no ano de 1997 e a cooperativa passou a se chamar Metrópolis RS. Em 2004 ocorreu a fundação da Sicredi Empreendedores RS, uma iniciativa de diversas entidades representativas, que culminou com a unificação das duas e a cooperativa passando a denominar-se Sicredi União Metropolitana RS. “Ao revisitarmos a história da cooperativa, em 2023, entendemos que o nosso nome precisaria resgatar as nossas origens e retratar os desafios e as conquistas destes 100 anos. Sicredi Origens RS foi uma escolha em conjunto com os nossos associados. A trajetória da cooperativa é um exemplo de que a união de forças é capaz de multiplicar resultados e ampliar horizontes”.
Ele ressalta a importância do Padre suiço Theodor Amstad, que trouxe ao Brasil o cooperativismo de crédito, criando em 1902 a primeira cooperativa de crédito da América Latina: a Caixa Rural de Nova Petrópolis, atual Sicredi Pioneira RS, que deu origem ao Sistema Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. Viajando pelo interior do Rio Grande do Sul, o Padre Amstad ajudou a formar novas cooperativas, que se reuniram na Central das Caixas Rurais alguns anos depois, em 1925.
Hoje, o Sicredi está presente em todo o Brasil, com mais de 9 milhões de associados, 3 mil agências físicas e oferece uma ampla gama de soluções financeiras e não financeiras, sempre com foco no desenvolvimento das comunidades onde está inserido. A instituição financeira cooperativa emprega mais de 49 mil pessoas no país, sendo pelo quinto ano consecutivo reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW) como excelente lugar para trabalhar e listando, em 2025, no ranking da GPTW LATAM como uma das 25 melhores empresas para trabalhar na América Latina. No RS, é a maior empresa.
Sielichow explica que a Sicredi Origens RS chega ao centenário em plena expansão. Com atuação em Porto Alegre e nos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão possui mais de 154 mil associados em 29 agências físicas e 1 agência móvel. “A nossa caminhada é lado a lado com os nossos associados, razão maior da existência da nossa cooperativa, colocando sempre à disposição os nossos consultores financeiros para apoiarem na escolha do investimento, consórcio, crédito e demais soluções mais adequadas ao momento de vida de cada um, pessoa jurídica, pessoa física, agronegócio ou do segmento saúde. Tenho orgulho de dizer que temos sido um verdadeiro agente de mudança. Vimos nossos associados crescerem, realizarem os seus sonhos e construírem um futuro melhor para si e suas famílias, o que nos motiva a continuar, a cada dia, a fazer mais e melhor”.
Além do pilar econômico, a Sicredi Origens RS desenvolve programas sociais. Através do Fundo de Desenvolvimento Social, somente nos últimos 8 anos, destinou mais R$ 5,4 milhões para apoiar a sociedade, por meio de projetos que desenvolvam a cultura, educação, esporte, saúde, segurança, sustentabilidade e emergenciais. Em todos os municípios onde atua tem pelo menos 1 cooperativa escolar, cujo objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizagem para alunos de 11 a 15 anos, que no contraturno escolar aprendem sobre empreendedorismo, em um ambiente de colaboração.
A cooperativa também desenvolve o Programa A União Faz a Vida e leva oficinas de educação financeira para escolas, empresas e entidades de Porto Alegre e região metropolitana.
Sobre ser uma instituição financeira com protagonismo local e proximidade com associados e sociedade, o presidente relembra os dois momentos mais desafiadores dos últimos anos, que foram a pandemia e as enchentes de maio, de 2024. Comenta, que durante o primeiro, a cooperativa não fechou nenhuma agência, inclusive abriu novas unidades de atendimento, e no período das enchentes foi para a linha de frente apoiar nos resgates, atendimento aos atingidos pelas águas e abriu um centro de distribuição de donativos, na RS 118, em Gravataí. O CD funcionou durante 30 dias, em uma área cedida por um associado, contando com a colaboração de mais de 250 voluntários. Além disso, para a retomada dos negócios locais colocou à disposição dos empreendedores linhas de crédito emergenciais como Pronampe Solidário com Subvenção e BNDES Reconstrução RS.
“O ano de 2025 é muito importante para a Sicredi Origens Origens RS. Temos muito orgulho da nossa história, que não é apenas de uma instituição financeira, mas de pessoas que acreditaram, sonharam e construíram. É uma honra ser presidente e suceder a Gaston Englert, um homem voltado a coletividade, que foi caixeiro viajante na juventude, presidiou a Associação Leopoldina Juvenil, integrou a diretoria da Associação Comercial de Porto Alegre, o Sindicato do Arroz, e a União Popular do Rio Grande do Sul, bem como, em 1946, tornou-se deputado federal constituinte pelo RS, tendo sido o parlamentar mais votado. Em 1947, após a promulgação da Constituição, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.”
Para marcar o centenário, a Sicredi Origens RS realizou desde o mês de abril almoços comemorativos para associados e sociedade em todos os municípios onde está presente. O último acontecerá na próxima segunda-feira, 08/09, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Além disso, na semana de 08 a 12 de setembro, as agências estarão preparadas para receber os associados e comemorar com eles.
Ao longo deste ano, a instituição financeira cooperativa também recebeu homenagens das câmaras de vereadores da região metropolitana pelo seu centenário. Em Porto Alegre, a câmara de Vereadores entregará uma moção honrosa no dia 29/09. Na Assembleia Legislativa do RS, a homenagem ocorrerá durante o Grande Expediente do dia 16/09, às 14h. “Em todos os momentos tivemos um relacionamento de confiança com os associados e a sociedade. Da mesma forma com as gestões municipais e entidades locais, pois temos em comum o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das pessoas e dos negócios”, conclui o presidente Ronaldo Sielichow.