Nesta terça-feira, 07/10, o Presidente da Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow, assinou o acordo de cooperação com a prefeitura de Esteio para a implementação da primeira Cooperativa Escolar no município, que ocorrerá na Escola Municipal de Educação Básica Edwiges Fogaça. O programa Cooperativas Escolares é uma iniciativa do Sicredi em que jovens de 11 a 15 anos, no contraturno escolar, aprendem sobre empreendedorismo em um ambiente de cooperação. A próxima etapa compreende momentos de alinhamento com a equipe diretiva da escola, conversas com os estudantes e suas famílias e a assembleia geral de fundação da cooperativa escolar.

 

Estiveram presentes neste ato o prefeito Felipe Costella, a secretária de educação Rosemary Kennedy e o diretor da EMEB Edwiges Fogaça Marcelo Alexandre de Azevedo. Também participaram o gerente regional de desenvolvimento da Sicredi Origens RS, Ademir Dall’Agnol, a gerente da agência Sicredi Esteio, Juliana Fischer, a analista de desenvolvimento do cooperativismo Carine Neves e a analista de comunicação e marketing, Luciane Echevarria. O programa Cooperativas Escolares acontece em 08 municípios onde a Sicredi Origens RS atua e cada uma está em uma fase diferente de desenvolvimento.

 

Na ocasião, o prefeito Felipe Costella relatou que a educação está entre as prioridades de investimento no município e que a parceria com a Sicredi Origens RS contribuirá ainda mais para o desenvolvimento dos jovens participantes.  “Nós sabemos que educação se faz com qualidade técnica e com investimento. Estamos aqui plantando ações para que lá na frente possamos colher os resultados”.

 

O diretor da escola, Marcelo Alexandre de Azevedo destacou a importância de levar o cooperativismo para o cotidiano dos alunos como forma de ampliar repertório, introduzir o empreendedorismo e valorizar a cooperação visando a prosperidade individual e coletiva. Ele comentou que esta iniciativa do Sicredi estava sendo muito aguardada pela comunidade escolar e já conta a adesão de vários alunos e suas famílias.

 

Conforme o presidente Ronaldo Sielichow, os sócios-fundadores da cooperativa escolar definem o estatuto social, fazem assembleias e escolhem de maneira democrática os membros do conselho administrativo, conselho fiscal e demais departamentos que compõem esta estrutura. “É gratificante ver muitos sonhos surgirem a partir dessa vivência no programa, que favorece o protagonismo juvenil e a introdução no mercado profissional. Temos na Sicredi Origens RS colaboradores oriundos de cooperativas escolares.”

 

O presidente explica que a movimentação financeira dos associados contribui para o sustento e crescimento da cooperativa, permitindo que ela invista em seu propósito social, destinando recursos para o desenvolvimento das comunidades onde está presente. No Brasil, em 2024, foram 280 cooperativas escolares ativas, envolvendo 8.558 estudantes associados e 298 professores orientadores, em 143 cidades de 6 estados. Uma experiência que contribui para a formação de jovens mais conscientes, solidários e preparados para a vida em comunidade.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Origens RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!