Valor “S”: projetos em Alegrete começam a mostrar seu propósito
Dois projetos contemplados no Valos “S”, em Alegrete, começaram a ser executados. No final do mês de abril, foi possível acompanhar o “Mais Leite” – que capacita técnicos e produtores rurais, e o “Educação Inclusiva x Empreendedorismo: um diálogo possível” – que capacita alunos da rede de ensino para o empreendedorismo.
Para Bruno Leonardi e Thiofana da Costa, gerentes das agências do Sicredi no município, os projetos têm respaldo da comunidade, que através dos associados e coordenadores de núcleo, avaliaram e escolheram as ideias que mais vinham ao encontro a que se propõe o Valor “S”.
Projeto “Mais Leite” – O projeto tem como foco a gestão sustentável, com o aumento da escala de produção e da renda no campo, afim de evitar o êxodo rural. Ele busca capacitar técnicos e produtores, por meio de treinamentos, visitas técnicas, cursos, palestras e dias de campo. É uma iniciativa da Associação de Criadores e Produtores de Leite de Alegrete (Acripleite) e foi lançado na 5ª Semana da Atividade Leiteira de Alegrete.
Educação Inclusiva x Empreendedorismo: um diálogo possível
O projeto tem como objetivo capacitar alunos, familiares e comunidade escolar para o trabalho e o empreendedorismo. E foi lançado pela Secretaria de Educação e Cultura, Esporte e Lazer.
Um dos propósitos dos projetos é gerar e agregar renda nas comunidades onde estão sendo desenvolvidos e, com isso, melhorar a qualidade de vida das pessoas na região.
O Valor “S” – O programa da Sicredi Pampa Gaúcho foi criado para fomentar projetos que visam promover educação e cultura, empreendedorismo, saúde e segurança. Seus recursos são disponibilizados pela Cooperativa, a partir do incremento de soluções financeiras, ou seja, quanto mais os associados aplicarem no corrente ano em poupança, previdência, letra de crédito do agronegócio, fundos de investimentos e depósitos em conta corrente, maior será o apoio aos projetos das comunidades no próximo ano.