Horta desperta consciência ambiental e solidária
O Instituto Estadual Aníbal Benévolo, de Maçambará está desenvolvendo o projeto Estufa de Hortaliças e Troca Solidária, que recebeu recursos do Valor “S”, iniciativa da Sicredi Pampa Gaúcho, e prevê a construção de uma estufa para o plantio de hortaliças convencionais e hidropônicas.
Conforme o gerente da agência de Maçambará, Karyon Martini, quando as hortaliças estiverem prontas, além do consumo na escola, serão vendidas para a comunidade. “O valor arrecadado servirá para auxiliar na manutenção da escola”, lembra. Segundo ele, parte das hortaliças será permutada por materiais recicláveis, para num futuro, acontecer uma oficina de reciclagem.
Os coordenadores de núcleo de Maçambará, Gustavo Disconzi, Ana Claudia Fagundes, Rodrigo Dutra e Emerson Mello, juntamente com Caroline de Souza, colaboradora da agência, acompanharam Martini em uma visita a escola.
Entre os benefícios do projeto para a comunidade, tem destaque o contato dos alunos com a horta, o que irá despertar para a prática do plantio e cultivo, além de valorizar a educação ambiental e a reeducação alimentar.