Educação e cultura projetam o futuro
Com o objetivo de oportunizar para crianças e jovens, atividades em horário diferente do escolar, evitando a exposição à violência e às drogas, o projeto do Valor “S” denominado Oportunizando o Futuro, da Cia de Artes Sem Fronteiras, de Itaqui, está de vento em popa.
Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas, pode-se destacar aulas de teatro e de dança para crianças e jovens, com vistas a garantir a elas a responsabilidade, o respeito e a autoconfiança.
Durante as aulas, acontecem oficinas para as mães deles, que aprendem a fazer artesanatos e doces. “Alguns produtos que foram feitos por essas mães, já foram comercializados e se transformaram em renda para as famílias”, comemora o gerente da agência do Sicredi de Itaqui, Carlos Eduardo Nascimento. “Ficamos felizes com o resultado, já que as mães dessas crianças são estimuladas a participar de todas as atividades”, acrescenta.
O projeto tem um caráter sócio cultural, que aumenta o envolvimento das crianças, jovens e suas famílias em atividades de inclusão. “Além disso, são realizadas ações de apoio psicopedagógico, reforço escolar e cursos profissionalizantes”, conclui Nascimento.