Índice de satisfação atinge marca inédita na Sicredi Essência
Com foco no associado, a cooperativa está trazendo uma experiência positiva para todos que conhecem a essência do Sicredi.
Por Henrique Assis - Diretor Executivo Sicredi Essência
De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar o Sicredi para algum familiar ou amigo? É essa pergunta que fazemos mensalmente, em todo o Sistema Sicredi, para saber como o associado está se sentindo com relação ao atendimento das cooperativas.
Para fazer este levantamento, é utilizada a NPS, uma métrica que calcula a satisfação dos associados com o atendimento, os produtos e os serviços do Sicredi. Quanto maior o índice, maior o nível de satisfação dos associados e a probabilidade de eles indicarem a cooperativa para outras pessoas.
Recentemente a Sicredi Essência recebeu a maior nota no NPS dos últimos anos. A nota final das avaliações do mês de abril foi de 82,7%. Esta avaliação demonstra, que mesmo em tempos de muitas mudanças, incertezas e adaptações, a Sicredi Essência priorizou selar um compromisso: o associado está no centro de todas as decisões.
Para a Sicredi Essência, encantar o associado, vai muito além de prestar um bom atendimento. Toda a cultura organizacional está alinhada com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos associados. Separamos 5 ações que a cooperativa realizou e que acreditamos terem sido importantes para a Sicredi Essência ter uma experiência positiva com seus associados e chegar a este patamar de confiança e encantamento.
Envolvimento com a comunidade: os recursos financeiros gerados pela Cooperativa e associados, são reinvestidos na nossa área de atuação, em benefício dos próprios associados e da comunidade. Exemplo disso é a nossa distribuição de resultados que realizamos a cada final de exercício e os programas PUFV (União faz a Vida) e Valor “S”, que priorizam ações de educação, cidadania, empreendedorismo e transformação social.
Relacionamento com Associado: desde que ingressa na cooperativa, o associado passa por uma jornada que envolve além do programa de boas-vindas, uma consultoria ativa por parte dos colaboradores, na busca de encontrar as melhores soluções financeiras para o associado. Além disso, estamos ampliando nosso horário de atendimento para os associados que estão buscando esta consultoria financeira.
Gestão por propósito: para alcançar os seus objetivos de forma sustentável, a Cooperativa firmou uma parceria com os colaboradores. Houve um resgate da cultura Cooperativista, e com isso, uma transformação nos processos e consequentemente, nas atividades dos colaboradores. Programas de desenvolvimento e capacitações, entre outras atividades, tem apoiado os colaboradores a atuarem dentro da cultura do propósito.
Pontos de Contato: atualmente, a Sicredi Essência tem várias frentes de contato com o associado, além do tradicional atendimento presencial. O atendimento é realizado por vários canais permitindo mais agilidade e proximidade: WhatsApp, Aplicativo, Site, Redes Sociais e Celular/Mobile, além de outras soluções que temos com nossos parceiros, como é o caso das revendas de veículos, crédito direto ao consumidor e agentes credenciados.
Comunicação: muito além de usar os meios de comunicação para atrair e captar novos associados, a Sicredi Essência preocupa-se em manter uma relação próxima com a comunidade. Um exemplo disso é o Talk Show Baita Prosa, onde o presidente, Zeca Menezes, apresenta temas relevantes para toda a comunidade.
Sabemos que a cada dia, temos oportunidades de melhorias, entretanto, entendemos que, quanto mais nos preparamos, conhecemos o associado, entendemos o que é importante para ele através das suas necessidades e praticamos o nosso propósito, mais fortalecemos esta relação, tornando colaboradores, associados e a comunidade, apaixonados pela essência do Sicredi. E isso é uma experiência positiva para todos, o que reflete em nossas pesquisas de satisfação.