Crianças e adolescentes de Alegrete aprendem arte cinematográfica na escola
Educação e Cultura é um dos pilares apoiados pelo Fundo Social do Sicredi, em Alegrete, que estão transformando realidades
O Fundo Social da Sicredi Essência, que está na sua terceira edição, tem estimulado o desenvolvimento das cidades que pertencem às áreas de atuação da cooperativa, gerando muitos benefícios para os moradores, nas áreas de saúde, segurança, educação e cultura e empreendedorismo.
A iniciativa que reserva parte dos resultados para projetos de interesse da comunidade, em 2022, teve 58 projetos contemplados e mais de R$ 688 mil distribuídos em onze municípios.
Em Alegrete, o Sicredi investiu mais de R$ 117 mil, em oito projetos. Uma das entidades contempladas foi a Associação Cultural Mensageiros, que vem realizando oficinas de cinema com alunos de escolas públicas da periferia da cidade
O projeto Luz Câmera e Educ(Ação) trabalha com atividades ligadas a produção audiovisual, levando o contato com a arte para dentro da escola, estimulando a criatividade e os novos talentos.
O idealizador do projeto Paulo Amaral, informa que o projeto traz um impacto social e cultural, pois o contato com a arte e com o cinema é fundamental na educação. “Vemos uma possibilidade de que os alunos possam seguir desenvolvendo esse trabalho audiovisual, pois a partir da capacitação oferecida, a ideia é que o projeto prossiga através da troca de experiência dos alunos participantes com seus colegas, em sala de aula”, comentou Paulo.
Fundo Social em Alegrete
As agências Alegrete Centro e Cidade Alta contemplaram com recursos, além do projeto citado, mais sete projetos. São eles.
Pilar Educação e Cultura: Salvando Vidas (Associação de Desenvolvimento da Balsa do Mariano Pinto)
Pilar Empreendedorismo: Mulheres Artesãs – Ano 2 (Associação dos Amigos da Casa do Artesão de Alegrete), Formação em Projeto, Infraestrutura e Certificação de Redes de Fibra Ótica (Interneith Via Rádio Ltda), Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Familiar (Fundação Maronna ), Parada Eco – Sustentável (Microgrid Engenharia e Consultoria Agroenergética)
Pilar Saúde: Energia Solar para o Asilo (Sociedade Beneficente Ibirapuitã), PEV (Ponto de Entrega Voluntária (Associação Profissional dos Mecânicos, Metalúrgios e Eletrecistas de Alegrete)
Interessados em desenvolver ações que beneficiam sua comunidade, podem saber mais sobre o Fundo Social no site: www.sicredi.com.br/ essencia/fundosocial