Nos dias 23 e 24 de julho, os municípios de Cacequi e Rosário do Sul foram palco de encontros especiais entre professores das escolas participantes do Programa A União Faz a Vida (PUFV), promovido pelo Sicredi em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios. Os eventos marcaram o encerramento do semestre letivo e celebraram os 30 anos de atuação do programa no Brasil.

Cacequi: reflexão e dinâmica colaborativa

Em Cacequi, o encontro aconteceu na Escola Déborah Krebs Conceição reunindo todos os professores da rede de ensino de Cacequi. Durante o momento, os educadores refletiram sobre Olhares sensíveis para uma Escola inclusiva, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática pedagógica. A programação contou com uma dinâmica conduzida pelas psicólogas Ana Paula Malavolta e Camila Paines, por meio de exercícios de grupo e rodas de conversa, os participantes foram convidados a compartilhar experiências, reconhecer barreiras à inclusão e construir coletivamente estratégias para promover uma escola mais acolhedora e equitativa.

Rosário do Sul: espaço de escuta e valorização

Já em Rosário do Sul, o encontro reuniu todo o corpo docente das escolas municipais no CTG General de Abreu. A psicóloga Franciele Concatto conduziu uma fala inspiradora sobre autoconhecimento individual e fortalecimento coletivo, criando um espaço de escuta ativa e acolhimento entre os professores.

Representando o Sicredi, o gerente Bruno Caoa entregou uma homenagem especial à Secretaria de Educação em reconhecimento aos 30 anos do PUFV. O gesto foi retribuído com uma homenagem do poder público, evidenciando a parceria e o impacto positivo do programa na comunidade escolar.

“É emocionante vivenciar estes momentos e presenciar o quanto ações organizadas e com propósito fazem a diferença na vida das crianças e adolescentes. Uma oportunidade que os transforma em cidadãos diferenciados”, comentou o gerente.

 

PUFV: 30 Anos Transformando Realidades

Em 2025, o Programa A União Faz a Vida celebra três décadas de atuação em todo o Brasil. Criado pelo Sicredi, o PUFV é o principal programa nacional de educação da instituição, com a missão de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes.

Com uma metodologia que valoriza o protagonismo estudantil e o trabalho em rede, o PUFV tem contribuído para transformar realidades e fortalecer comunidades. A assessora de cooperativismo, Patricia Maia, destaca que o PUFV tem mostrado que, quando os estudantes assumem o protagonismo e a escola se conecta com a comunidade, a educação ganha mais sentido. É inspirador ver como os projetos despertam valores como empatia, cooperação e responsabilidade social.

Na região, o programa está presente em cinco municípios — Alegrete, Cacequi, Manoel Viana, Rosário do Sul e São Gabriel — envolvendo mais de 3.500 estudantes e 17 escolas.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Essência

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!