Assembleia da Cooperativa Escolar Coop JM reuniu seus associados em São José do Inhacorá
Atualmente, são 06 cooperativas escolares em andamento, em 04 cidades
A Sicredi Confiança desenvolve diversos programas sociais e educacionais, nos seus municípios de abrangência. Um deles é o Programa de Cooperativas Escolares, que acontece em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa, promovendo uma formação integral e cidadã.
Atualmente, são 06 cooperativas escolares em andamento, em 04 cidades. E neste semestre, muitas delas estão organizando as Assembleias, que é uma das atividades importantes e que fazem parte do escopo das cooperativas.
A Cooperativa Escolar Coop JM, vinculada à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Mario Muller, de São José do Inhacorá, realizou sua Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária no dia 9 de julho de 2025, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação do município.
O encontro reuniu os estudantes associados, professores orientadores e convidados para deliberar sobre importantes pautas referentes à gestão da cooperativa. A ordem do dia incluiu: Prestação de contas do Conselho de Administração, acompanhada do parecer do Conselho Fiscal, referente ao exercício de 2024; Eleição dos novos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o mandato de um ano; Apresentação e aprovação do Plano de Gestão para o exercício de 2025/2026 e discussão de assuntos gerais de interesse da comunidade escolar e dos cooperados.
No evento também foram entregues dois certificados de reconhecimento da cooperativa, sendo um da Fundação Sicredi e um do Sistema Ocergs.
A presidente, estudante Naiara Scheffler Hoffmann, se mantém mais um ano à frente da Cooper JM com sua Diretoria e alguns membros renovados, com trabalho focado na participação ativa dos estudantes e no fortalecimento da cultura cooperativista.
Durante a Assembleia, foi reforçado o papel transformador das cooperativas escolares, onde os estudantes atuam como protagonistas e investigadores, desenvolvendo habilidades de liderança, trabalho em equipe e tomada de decisão. Por meio da vivência cooperativista, os alunos aprendem na prática a importância da colaboração e da responsabilidade social.
A nova gestão assume com o compromisso de dar continuidade aos projetos em andamento e inovar nas ações voltadas ao desenvolvimento da Coop JM,
Eleitos no dia 09/07
Conselho de Administração
Presidente: Naiara Scheffler Hoffmann
Vice-Presidente: João Pedro Prates Eckert
Primeiro Secretário: Kamilly Vitoria Eckardt
Segundo Secretário: Eduarda Dreher Recktenwald
Primeiro Tesoureiro: Felipe Kochem Knierim
Segundo Tesoureiro: Arthur Heckler Carvalho
Diretor de Pesquisa: Rafaela Kowalski
Diretor de Educação: Taila da Silva de Oliveira
Diretor de Comunicação: Pedro Henrique Nonenmacher
Conselho Fiscal Titular é formado por: Thalita Regina Martini Schakofski
Laysa de Andrade Riffel e Rafael Davi Kissler Vargas e os suplentes são: Rafael Henrique Mathias Borges, Henrique Gabriel Hahn e Éder Gabriel Rommel Schaefer.