Sicredi Cerrado GO promove intercooperação e formação de lideranças em parceria inédita com o +Coop
Projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) aborda conhecimentos para gestão e oportuniza troca de experiências a distância
Para agregar conhecimento e promover troca de experiências, a Sicredi Cerrado GO e o Projeto +Coop, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), uniram-se na realização da primeira turma a distância do Curso de Formação para o Cooperativismo.
O programa, que inicia em agosto e segue até dezembro, integra gestores da Cooperativa, Conselheiros e Coordenadores de Núcleo – associados eleitos pelos demais com função voluntária para mobilização e representação. O cronograma compreende estudos sobre cooperativismo, governança, relações humanas, entre outras abordagens.
“Nosso objetivo não é promover apenas um curso, mas uma experiência efetiva de aprendizagem e troca para nossas lideranças”, destacou Zeir Ascari, presidente da Sicredi Cerrado GO.
Dezenas de cooperativas já aderiram ao projeto de formação, mas será a primeira vez fora do Rio Grande do Sul e em formato a distância. Para o reitor da universidade, Paulo Burmann, a intercooperação, princípio universal do cooperativismo, se destaca nesta parceria. “Para os pesquisadores da universidade será uma oportunidade de conhecer a força do cooperativismo em Goiás”, enalteceu.
A Sicredi Cerrado GO é uma instituição financeira cooperativa integrante do sistema Sicredi, que há 117 anos desenvolve comunidades e conta com mais de 4,6 milhões de associados pelo Brasil.