Cine Sustentável Sicredi leva atividades gratuitas de fotografia e cinema para Alcinópolis
Projeto reuniu dezenas de pessoas na Praça Adevina e exibiu documentário feito sobre a cidade
O projeto itinerante Cine Sustentável Sicredi, apoiado pela Fundação Sicredi, chegou no último domingo (9), em Alcinópolis, completando sua programação no Estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa, inteiramente gratuita, levou oficinas de fotografia e exibição de cinema em praça pública, promovendo cultura e entretenimento para a comunidade local.
O evento teve início durante o dia, com uma oficina de fotografia realizada na Escola Municipal Alcino Carneiro. Cerca de 15 alunos receberam aulas teóricas e práticas sobre fotografia usando como cenário monumentos e as ruas de Alcinópolis. Por volta das 18h30 teve início a exposição de cinema na praça Adevina.
A programação incluiu ainda abertura com a Banda Musical Iulle Martins Rezende, apresentações musicais e a exibição de um documentário da cidade, uma produção de 2024 da Cinear com direção de Inácio Neves, o curta-metragem "Sobre Amizade e Bicicletas", dirigido por Júlia Vidal (12 minutos), e o longa-metragem "Zoopatia", dirigido por Byron Howard, Jared Bush e Rich Moore (1 hora e 28 minutos).
O Cine Sustentável Sicredi tem como objetivo difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, democratizando o acesso aos bens culturais e criando espaços alternativos para sua difusão. O projeto também visa registrar em vídeo depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, através de documentários produzidos com antecedência, que são exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema.
A gerente da Agência Sicredi de Alcinópolis, Valquiria Deonizio Gonçalves, destacou a importância do projeto para a comunidade. “Estamos extremamente orgulhosos de ter realizado o projeto Cine Sustentável Sicredi em Alcinópolis. Foi uma experiência incrível poder destacar a importância da sustentabilidade por meio de um documentário sobre a cidade e proporcionar momentos de lazer e aprendizado com a exibição gratuita de cinema e a oficina de fotografia”, comentou.
Esses documentários abordam e enfatizam a temática da diversidade e acessibilidade, dando voz ao cidadão comum e promovendo a cultura regional de acordo com a vivência pessoal dos habitantes das comunidades. “Acreditamos que é fundamental valorizar e preservar as raízes e belezas locais, e o documentário foi uma forma de mostrar o potencial e a riqueza de Alcinópolis. Além disso, a exibição gratuita de cinema e a oficina de fotografia permitiram que a comunidade se envolvesse e participasse ativamente dessas atividades, promovendo o acesso à cultura e ao conhecimento”, complementou Valquiria.
O Cine Sustentável Sicredi é uma realização conjunta da Cinear Produções, Muito Mais Promoções e Ministério da Cultura, com o patrocínio da Fundação Sicredi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Projeto
O Cine Sustentável Sicredi tem por objetivos difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, e contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão.
O projeto também visa registrar em vídeo depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, através de documentários produzidos com antecedência, que são exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema. Esse documentário aborda e enfatiza a temática da diversidade e acessibilidade, dando voz ao cidadão comum.
Com isso, o projeto contribui para divulgar e promover a cultura regional, apresentada segundo a vivência pessoal dos próprios habitantes das comunidades, uma vez que os documentários são disponibilizados para as TV’s educativas, culturais e comunitárias, além da internet.