A Cooperativa Sicredi Celeiro Centro Oeste, através da agência de Costa Rica, iniciou a troca da moeda social “Riquinho”, que incentiva a destinação correta de materiais recicláveis, beneficiando catadores e pequenos produtores locais. Desde a última segunda-feira (4), os produtores e feirantes do município, que participam do projeto, já podem procurar a agência local para efetuar a troca da moeda recebida pelos alunos da Escola Municipal Vale do Amanhecer.

A troca da moeda social por dinheiro é a última etapa da iniciativa que possibilita que crianças troquem materiais recicláveis pela cédula “riquinho”, para aquisição de alimentos saudáveis na feira do município. Além de incentivar hábitos saudáveis, o projeto ainda capacita os alunos com temas de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

De acordo com a gerente da agência Sicredi Costa Rica, Tatiana Krever Stadler, os alunos 4º e 5º ano da Escola Municipal Vale do Amanhecer arrecadam recicláveis e trocam o material pela moeda social em uma tenda montada no local. Em seguida, adquirem produtos na feira da cidade. “No último domingo, vários alunos já fizeram suas compras na feira. Agora é só o produtor procurar nossa agência e trocar pela moeda real”, explicou.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Cooperativa Sicredi Celeiro Centro Oeste, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Costa Rica, e realizado por meio do programa Cidade Empreendedora.

O material reciclável arrecadado é doado para a Cooperativa dos Catadores de Lixo (COOPERCORI) e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi. No município, são 20 feirantes, pequenos produtores da agricultura familiar inscritos no projeto. Além disso, 10 catadores de materiais recicláveis também participam da ação.

“A ideia é promover o cooperativismo entre a comunidade escolar, os pequenos produtores, catadores de recicláveis além de destacar o impacto positivo da reciclagem em nossa cidade”, acrescentou Tatiana.  

Para o início do programa, a agência Sicredi emitiu 5 mil cédulas de ‘vale 1 riquinho’, através do Fundo Social, para serem utilizadas pelos alunos. O lançamento oficial ocorreu em maio, em cerimônia que contou com a presença da comunidade e de autoridades locais.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está nos 26 estados e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Celeiro Centro Oeste

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!