Segunda do país - Cooperativa escolar dentro de APAE será inaugurada em Igrejinha
Sicredi Caminho das Águas e Marini Coop custeiam 100% do projeto
Com o objetivo de impulsionar inclusão social por meio da educação, a Sicredi Caminho das Águas inaugura a Cooperativa Escolar Especial Raio de Luz (CEERLUZ) na APAE de Igrejinha no próximo sábado (7). O modelo é o segundo do país por ser dentro de uma APAE — o primeiro fica no município de Estrela. No espaço, serão desenvolvidas atividades voltadas à educação financeira, dicção e oratória, pensamento crítico, trabalho em equipe e programas que intensifiquem o protagonismo dos alunos nos desafios do cotidiano.
Segundo o gerente de programas sociais da Sicredi Caminho das Águas, Eduardo Glaeser, a cooperativa escolar atuará sem fins lucrativos e irá desenvolver competências de liderança, conhecimento, criatividade e cidadania nos alunos.
“Os associados se reúnem periodicamente para desenvolver essas atividades, sempre sob o acompanhamento de um professor orientador que recebe capacitação e acompanhamento constante da assessoria pedagógica contratada para essa finalidade. O resultado e os frutos desse trabalho serão colhidos no futuro, quando esses jovens terão mais consciência das suas responsabilidades individuais e coletivas”, aponta.
A CEERLUZ é fruto do conceito de investir dentro das comunidades onde a cooperativa Sicredi atua. Por conta disso, o projeto é totalmente custeado pela Sicredi Caminho das Águas e Marini Coop — empresa que se dedica a práticas pedagógicas em cooperativas escolares. A APAE entra como contrapartida e, assim, destina parte da carga horária de seus profissionais para as atividades do projeto.
Um ganho para a APAE - A coordenadora pedagógica da APAE de Igrejinha, Vanessa Wingert, entende que a abertura da cooperativa representa um movimento em que todos serão beneficiados. “As atividades desenvolvidas vão proporcionar, por meio da educação, interações sociais e culturais, assim como, aprendizagens significativas por conta de vivências e experiências reais. Todas as atividades propostas buscam desenvolver autonomia e trazer conhecimento, destacando as potencialidades de cada usuário e a inclusão da Pessoa com Deficiência na sociedade a partir de suas singularidades”, diz.
Mais sobre a APAE
A APAE de Igrejinha atua nas áreas de educação, saúde e assistência Social e é mantenedora da Escola de Educação Especial Raio de Luz que atende educação infantil, anos iniciais e EJA anos iniciais. São 48 alunos integrantes dessas modalidades. Há grupos de convivência da parte de assistência social que atingem 32 usuários semanalmente. Considerando as três áreas, a APAE de Igrejinha atende um total de 177 usuários.
7 princípios do cooperativismo
O dia na inauguração representa, ainda, uma simbologia relacionada ao número já que são 7 os princípios de uma cooperativa: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade. As cooperativas escolares são um dos programas permanentes na instituição financeira cooperativa. Na Sicredi Caminho das Águas, já é realidade há 7 anos.