Associados da Sicredi Caminho das Águas economizaram R$ 17,5 milhões em 2022
Cooperativa conquistou ainda o melhor índice de satisfação em seus quase 100 anos
Uma cooperativa financeira existe para que os associados tenham melhores condições e produtos financeiros adequados a sua realidade. Foi com este propósito que há quase 100 anos surgiu a Sicredi Caminho das Águas, com o intuito de dar acesso aos serviços financeiros para imigrantes e a população de Rolante. Na véspera de seu centenário, a Sicredi Caminho das Águas apresenta a economia gerada por seus associados e resultados históricos em 2022. Presente em 33 municípios no Vale do Paranhana, Litoral e Vale do Sinos, a Sicredi Caminho das Águas apresentou resultado líquido de mais de R$ 23,5 milhões, o que representa aumento de 14% em relação ao ano anterior. A instituição financeira fechou 2022 com a marca de 77.261 associados (30% a mais do que em 2021).
“Como o foco é colocar o associado no centro, os principais produtos bancários, como cesta de relacionamento, anuidade de cartão de crédito e tag de pedágio, são gratuitos para os cooperados da Sicredi Caminho das Águas, pois a intenção é deixar o dinheiro com o associado ao invés de devolver um percentual das sobras”, comenta o diretor executivo e Farol da Cultura, Sherlei Zucchetti.
Quando somados, a economia referente a esses produtos e serviços supera os R$ 17,5 milhões. Valores que ficaram no bolso dos associados e podem ser utilizados, por exemplo, para gastos pessoais, estudos, uma viagem sonhada, um curso profissionalizante ou uma reforma da casa. O montante é calculado com base em dados do Banco Central e no valor médio dos produtos dos grandes bancos. Nos últimos quatro anos, os associados da Sicredi Caminho das Águas economizaram mais de R$ 75,5 milhões, somente por realizarem suas transações com a cooperativa.
Melhor índice de satisfação da história
Outro importante fato de 2022 foi a conquista do melhor indicador de satisfação da história da Sicredi Caminho das Águas. No último ano, o NPS, referência universal de satisfação de atendimento, figurou entre as melhores instituições financeiras do país, alcançando 70,3%, muito acima da média dos grandes bancos, com 17,8%, e dos bancos digitais, que alcançaram 33,3%, de acordo com o relatório “A Experiência dos Correntistas dos Principais Bancos Brasileiros”.
Os resultados detalhados de 2022 serão apresentados aos associados nas assembleias de núcleo, entre os dias 23 de fevereiro e 25 de abril, que neste ano celebram o 100º aniversário da cooperativa, a serem comemorados em 28 de outubro.