A Sicredi Caminho das Águas, em uma iniciativa realizada em conjunto com a Central Sicredi Sul/Sudeste e a Sicredi Pioneira, participou na última quarta-feira (09/07), no Espaço Sicredi Feitoria, em São Leopoldo, de uma homenagem prestada a Arthur Blásio Rambo, uma das maiores referências na preservação da história do cooperativismo no Brasil. O propósito é eternizar o legado do historiador e escritor, cuja trajetória é marcada pela dedicação à educação, à pesquisa e à cultura. 

 

Para o presidente da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, esta homenagem é também a expressão do compromisso que o movimento cooperativo deve assumir em reconhecer aqueles que constroem e deixam um legado marcante para o cooperativismo. “Celebrar a história e a trajetória de Arthur é, ao mesmo tempo, homenagear tantos outros que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento desse ideal coletivo. Em nome de nossos 90 mil associados, expressamos profunda gratidão a Arthur. Parabenizamos ainda a Sicredi Pioneira pela iniciativa e liderança em proporcionar esta justa e emocionante homenagem”, declara. 

 

Conforme o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, o trabalho de Rambo ultrapassa o campo acadêmico, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de pessoas e comunidades melhores. “As obras do Arthur nos permitem entender que muitas das dificuldades do presente já foram vividas no passado. Isso nos dá mais serenidade para seguir adiante. Seu legado é uma entrega à sociedade, por meio da educação, da leitura e da cultura”, destaca. 

 

De acordo com o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, a valorização da história é essencial para fortalecer os princípios cooperativistas. “O Arthur trouxe uma riqueza enorme de informações sobre o Volksverein, o padre Amstad e a origem do cooperativismo, com uma simplicidade que permitia a todos compreenderem o contexto histórico. Ele nos inspirou”, conta. 

 

Rambo, de 95 anos, foi presenteado com um quadro pintado em aquarela (confira nas fotos), que representa sua contribuição ao cooperativismo, criado pela artista Júlia Winck. A homenagem também deu origem a um documentário, disponível no Youtube, que resgata a importância de seu trabalho para a compreensão da origem e da evolução do movimento, especialmente em Nova Petrópolis, berço do cooperativismo de crédito no país. 

 

Arthur Rambo: uma vida dedicada ao conhecimento 

Nascido em Montenegro em 1930, Rambo cresceu no meio rural, em uma família de agricultores descendentes de imigrantes alemães. É licenciado em Letras Clássicas, bacharel em Filosofia, História Natural e Teologia, doutor em Filosofia, livre-docente em Antropologia e pós-doutor em Antropologia Rural na Universidade de Paris V. Atuou como professor titular emérito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), instituição na qual foi o primeiro diplomado da história. Ali integrou a primeira turma de Filosofia, ainda de uso interno dos jesuítas. 

 

Com uma abordagem histórica e filosófica, Rambo entende o cooperativismo como um modelo baseado no compromisso entre pessoas. “A finalidade do cooperativismo é manter a cooperação entre os membros de uma comunidade. Ele não se fundamenta na competição, mas no compromisso mútuo das pessoas. Para que uma comunidade funcione, é indispensável que as pessoas se comprometam de forma solidária. Não se trata de socializar as coisas, mas de socializar a mente dos proprietários. Essa é a ideia fundamental do cooperativismo”, reflete. 

 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Caminho das Águas RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!