Estudantes das cooperativas escolares se reúnem em Igrejinha nesta quinta-feira
Iniciativa da Sicredi Caminho das Águas deve reunir 400 alunos para encerramento das atividades do ano
A Sicredi Caminho das Águas realiza nesta quinta-feira (13), em Igrejinha, o Encontro de Intercooperação das Cooperativas Escolares de 2025 (Intercoops). Na segunda edição do evento, os estudantes que fazem parte de todas as Cooperativas Escolares da área de atuação da instituição cooperativa financeira se reúnem para marcar o encerramento das atividades do ano. A primeira edição foi realizada em Terra de Areia, em 2024.
De acordo com o gerente de Cooperativismo da Sicredi Caminho das Águas, Eduardo Glaeser, será um dia inteiro de jogos educativos, por meio dos quais os alunos associados das Cooperativas Escolares vivenciarão experiências que têm por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o cooperativismo. “A nossa expectativa é que tenhamos 400 participantes. Todas as atividades serão ao ar livre, coordenadas por uma empresa especializada em educação experiencial”, explica.
O programa Cooperativas Escolares é desenvolvido no contraturno escolar, no qual alunos de 6° a 9° ano do ensino fundamental se unem e constituem uma cooperativa, com um conselho de administração, conselho fiscal e departamentos (comunicação, pesquisa e educação cooperativa). São guiados pelos sete princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.
“O nosso principal objetivo com o programa é formar futuras lideranças e cidadãos mais conscientes e protagonistas frente aos desafios que a vida nos propõe. Nas oficinas, ao longo do ano, são trabalhadas competências voltadas ao empreendedorismo, liderança, educação financeira e habilidades de colaboração e ajuda mútua”, destaca o gerente.
Atualmente, o projeto abrange 16 cooperativas escolares, com estudantes associados nas cidades de Rolante, Igrejinha, Terra de Areia, Campo Bom, Taquara, Sapiranga, Três Coroas, Maquiné, Xangri-lá e Capivari do Sul. “Em 2026, estamos com a previsão
de fundar mais duas cooperativas, nas cidades de Balneário Pinhal e Palmares do Sul”, prevê Glaeser.