Sicredi Caminho das Águas amplia rede de estações meteorológicas no Vale do Paranhana
Equipamento instalado em Taquara fortalece prevenção a eventos climáticos extremos

A partir de uma iniciativa da Sicredi Caminho das Águas, o município de Taquara, no Vale do Paranhana (RS), passou a contar com uma estação meteorológica nesta segunda-feira (15). Iniciado após as enchentes de 2024, o fornecimento dos equipamentos tem como objetivo possibilitar a coleta e divulgação de dados climáticos, além de reforçar o compromisso da cooperativa em contribuir com a comunidade.
A partir do projeto da cooperativa, já são três estações meteorológicas em operação, nas cidades de Rolante, Igrejinha e agora Taquara. De acordo com o gerente de Cooperativismo da Sicredi Caminho das Águas, Eduardo Glaeser, com as estações, os órgãos de Defesa Civil passam a ter à disposição um equipamento de alta tecnologia como aliado para prever e orientar as comunidades na prevenção de intempéries como tempestades, enchentes e secas. A estação gera informações como pluviometria, vento, umidade, pressão atmosférica e radiação solar.
“Sabemos que eventos climáticos extremos, como o que vivemos em 2024, no Rio Grande do Sul, podem voltar a acontecer. Por isso, nosso intuito é atuar na prevenção e segurança, para evitar e minimizar danos, o que é possível. A entrega de mais uma estação meteorológica é um exemplo de como a cooperação faz a diferença na vida das pessoas”, destaca Glaeser.
Localizado em uma área rural, na Fazenda Piccadilly, o equipamento foi fornecido pela Elysios Agricultura Inteligente, startup pioneira na área de inovação agrícola e investida pelo Sicredi. Os dados disponibilizados também auxiliam os agricultores a fazer o manejo mais adequado das lavouras, otimizando a utilização de fertilizantes, adubos e demais produtos. Os dados podem ser acessados por meio de um aplicativo de celular.
Para o cofundador da Elysios, Mario Apollo Brito, com o acesso às informações, os agricultores podem tomar melhores decisões no seu dia a dia. “A influência do clima sempre foi decisiva para a produção agrícola. Por isso, ter mais dados à disposição possibilita uma maior assertividade nas escolhas dos produtores rurais. Além disso, em
Taquara, os órgãos de defesa poderão traçar históricos e analisar informações dos níveis dos rios que circundam o município”, explica Brito.
Para a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, que esteve presente na entrega oficial, a cidade ganha um importante espaço que possibilita o controle de eventos como chuvas e vendavais. “Por estar localizada no interior do município, a estação também protege os agricultores, aqueles que produzem o nosso alimento. Não podemos deixá-los desavisados e com prejuízos iminentes. Isto é resultado da união de diversas entidades e demonstra, sobretudo, o cuidado com a vida das pessoas”, ressalta Sirlei.
A realização é uma parceria entre a Sicredi Caminho das Águas, Elysios, Prefeitura Municipal de Taquara, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato do Vale do Paranhana e Pires Negócios Rurais e Imobiliários (empresa administradora da Fazenda Piccadilly).
Cada estação tem um investimento de R$ 27 mil, custeado pelo Sicredi. O poder público é o responsável pela cedência do espaço, construção da base de concreto e fornecimento de energia elétrica e sinal de internet. Nos próximos meses, a iniciativa chegará também a Campo Bom, Três Coroas, Maquiné e Parobé, municípios que tiveram estado de calamidade decretado nas enchentes do ano passado.