Sicredi fornece curso profissionalizante em cooperativismo de crédito
Inédito no mercado cooperativo, curso profissionalizante oferecido pela Central Sicredi PR/SP/RJ e ministrado pelo TECPUC beneficia 330 estudantes de diferentes cidades
O cooperativismo reúne mais de 18,8 milhões de associados em todo o Brasil. O número registrado em 2021 é 10% superior ao do ano anterior, segundo o AnuárioCoop 2022. O levantamento revela ainda que somente o cooperativismo de crédito engloba mais de 13,9 milhões de cooperados e gera 89 mil empregos, sendo que, somente em 2021, mais de 10 mil colaboradores passaram a integrar o setor, em comparação com 2020. Pensando na qualificação de jovens, o Sicredi iniciou neste ano a formação profissional em cooperativismo de crédito com jovens dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
O curso está sendo ministrado pelo TECPUC, com aulas online e ao vivo, com objetivo de promover uma formação técnica qualificada para o futuro do mercado de trabalho financeiro cooperativista.
Através dessa formação, o Sicredi contribui com quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de qualidade; redução das desigualdades; emprego digno e crescimento econômico e parcerias em prol de metas.
Participação da Cooperativa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP
Na Sicredi Fronteiras, 5 alunos de cada município participam da formação, sendo eles: Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul e Salgado Filho no estado do Paraná e Anchieta, em Santa Catarina.
Estudante do município de Bela Vista da Caroba, Jadson Yago de Miranda Foss é um dos selecionados que participam do programa de formação."Simplesmente gratidão. Só tenho a agradecer a Sicredi e a PUC/PR por nos dar essa oportunidade única e também por sempre acreditar na educação”, afirma.
Para José César Wunsch, presidente da Cooperativa Sicredi Fronteiras, com a iniciativa, o Sicredi ajuda a promover a descentralização do conhecimento por meio da atuação das cooperativas nas comunidades. “Em nossa Cooperativa, vinte alunos terão as suas vidas mudadas através da educação. Fornecer conhecimento a esses jovens e adolescentes, impulsionando assim a vida pessoal e profissional dos alunos, com certeza fará a diferença na hora do ingresso ao mercado de trabalho”, conclui Wunsch.