Explore o universo do cooperativismo financeiro
Mergulhe em nosso hub e descubra conteúdos inspiradores sobre cooperativismo financeiro e seus impactos transformadores.

Cases reais de pessoas e comunidades que tiveram suas vidas transformadas pelo cooperativismo financeiro. Narrativas inspiradoras que demonstram o poder da cooperação na prática.
Estudos, pesquisas e análises sobre o impacto do cooperativismo no desenvolvimento econômico local e nacional. Dados e insights para embasar suas reportagens.
Conteúdos sobre as últimas tendências do setor, inovações tecnológicas e o futuro do cooperativismo financeiro no Brasil e no mundo.
Materiais educativos sobre cooperativismo, educação financeira e desenvolvimento sustentável. Recursos valiosos para comunicadores e para o público em geral.
Conversas com líderes do cooperativismo, especialistas que fazem a diferença no setor.
Case da Central Sicredi PR/SP/RJ – Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro – Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
“Nossa vida melhorou muito, desde o primeiro contato com o Sicredi”, afirma Cláudia Bastos
São Paulo (SP) – A história do Atelier Doce Amor - Confeitaria e Comércio de Bolos Ltda. começou em 2015, quando a então confeiteira Claudia Barros presenteava família e amigos com receitas deliciosas. Mas Cláudia, aos 45 anos, queria mais, muito mais. “Sempre tive o sonho de empreender para estar presente na vida das pessoas, para levar alegria a elas. Nunca podemos parar de sonhar! Temos sempre que renovar nossos sonhos!”, diz Cláudia. Mesmo desestimulada por familiares, ela abriu sua loja na Rua Américo Brasiliense, 1.271, na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo.
Mas a vida do Atelier Doce Amor mudou completamente após sete anos de existência do negócio. “Foi quando tive o primeiro contato com o Sicredi. Nos primeiros dois anos com o Sicredi como parceiro, conquistei muito em maquinário, reforma de lojas, novos freezers e novas bancadas. Uma conquista que nunca tínhamos conseguido nos anos anteriores”, declara a empreendedora.
Para Claudia, o segredo do sucesso na parceria com o Sicredi é o modelo de cooperativismo. “Quanto mais movimentamos a conta, mais o Sicredi cresce e nós também crescemos. Quanto mais ele empresta, causa um impacto muito positivo na sociedade. Assim, podemos ajudar outras pessoas também. Enfim, tudo isso gera um sentimento de pertencer muito grande. Sei que não estou sozinha, sei com quem posso contar. Tenho muito orgulho disso, não só em relação a mim, mas para todo o entorno do nosso negócio”, traduz a empreendedora.
Case da Central Sicredi Sul/Sudeste - RS, SC, MG e ES – Cooperativa Sicredi Aliança RS/SC/ES
Originário da primeira colônia italiana do Brasil, Ormindo produz o Café Nandorf, em Santa Teresa (ES), exportado para vários lugares do mundo
Santa Teresa (ES) - Ormindo Francisco Nandorf é filho da agricultura. Tudo começou com o seu bisavô, Francesco Nandorf, representante da primeira colônia italiana no Brasil, que desembarcou em Santa Teresa, no Espírito Santo, ainda no século XIX. Esse legado foi passando a cada geração. Por ser o filho mais velho, aos 14 anos, quando perdeu o pai, coube a ele assumir a produção agrícola da família. Ormindo Nandorf já plantou e colheu de quase tudo: goiaba, palmito, cafés conilon e arábica, uva, flores, banana. Mas, hoje, somente banana e café sustentam a propriedade.
Na verdade, o destaque mesmo fica com os cafés especiais: o Café Nandorf entrega dois tipos (arábica e conilon) direto ao consumidor e já chegou a vários lugares do mundo! Tudo começou há pouco mais de 10 anos, quando Ormindo, por incentivo de um concurso local, começou a produção especial. Foi um dos precursores na cidade e levou vários produtores locais a também se interessarem pelo tema. É que Ormindo Nandorf sabe o real valor do cooperativismo, por isso, também sempre fez questão de contar com todo o apoio do Sicredi, que o ajudou nesta trajetória vencedora. Hoje, ele é um dos diretores da Associações de Cafés Especiais de Santa Teresa (ACEST).
“Já tive vários altos e baixos e até pensei em desistir, pois houve momentos em que a diferença entre uma saca de café especial e um café de volume foi de R$50,00”, afirma Nandorf. Resiliência, persistência e cooperativismo sempre falaram mais alto. E deu certo! Já ganhou vários prêmios e homenagens, dentre eles: melhor conilon e melhor arábica de Santa Teresa em 2024, melhor café conilon do Espírito Santo em 2024 (com 92,88pts) e o Prêmio Nacional de Agricultura Sustentável em 2023, além de ter sido finalista na SIC no Coffee of the Year.
Case da Central Brasil Central - Estados de atuação: DF, GO, MS e TO - Cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia
Conheça a história da engenheira agrônoma, Ana Leire, que largou o emprego CLT para empreender no segmento gastronômico e lançou o livro “DNA de Cozinheira”
Luiz Eduardo Magalhães (BA) – Ana Leire trabalha desde cedo, quando ajudava a mãe num comércio na cidade onde morava. Conforme cresceu, foi empregada CLT em repartições públicas e depois conseguiu se formar como engenheira agrônoma. Com a chegada da maternidade, teve que dar uma pausa no ritmo acelerado de trabalho para se dedicar ao seu bebê. Naquele momento, internamente, começava outra jornada e, na verdade, a realização de um sonho: empreender. "Foi dentro de casa que comecei minha jornada, fazendo comidas e quitutes para amigos e conhecidos. O que começou como um simples prazer se transformou em um negócio”, afirma Ana Leire.
A paixão pela gastronomia foi o caminho escolhido por Ana para se tornar empreendedora. “Empreender é como subir uma escada, um degrau de cada vez. Nessa trajetória, o Sicredi foi um parceiro fundamental no meu crescimento, pois me proporcionou estrutura financeira e visibilidade. Participar do programa Donas do Negócio foi um divisor de águas, agregando conhecimento e conexões que impulsionaram minha trajetória", comemora Ana Leire.
Este é mais um exemplo inspirador. Ana Leire é a fundadora da Acorata Biscoitos e autora do livro DNA de Cozinheira, onde compartilha sua jornada. Na Acorata, cada biscoito é uma obra de arte, garante Ana Leire. “Somos apaixonados por criar biscoitos que vão além do sabor, proporcionando experiências únicas e momentos especiais. Nossos biscoitos amanteigados personalizados são feitos com ingredientes de alto padrão, escolhidos a dedo para garantir um sabor autêntico e inesquecível, sem conservantes ou aromatizantes artificiais”, garante Ana.