Está pensando em começar a empreender mas não sabe por onde começar? Uma das formas mais simples e menos burocráticas de se regularizar como pequeno empreendedor e ter o seu próprio negócio é por meio da formalização como MEI (Microempreendedor Individual). Essa é uma ótimo opção caso você possua faturamento máximo anual de R$81 mil por ano e atue nas áreas permitidas pela categoria

Se você tem dúvidas se esta é a melhor alternativa para sua necessidade e não sabe por onde começar, este post foi feito para você! Continue a leitura e confira o passo a passo e os principais requisitos para se tornar um MEI. 

 

Quem pode ser MEI? 

 

Para se formalizar como MEI, você deverá atender a uma série de condições: 

 

  • Verificar se a sua atividade se enquadra na categoria. Confira a lista completa no Portal do Empreendedor
  • Ter um faturamento bruto anual de R$81 mil, no máximo; 
  • Não pode ser/se tornar sócio, titular ou administrador de outra empresa; 
  • Não pode ter ou uma abrir filial. 

 

Passo a passo para se tornar um MEI 

 

Formalizar-se como MEI é mais simples do que você imagina. Se você trabalha por conta própria e quer se regularizar, confira o passo a passo a seguir. 

 

1. Certificar que você possui os requisitos para se tornar um MEI 

 

Antes de fazer o seu cadastro, você precisa se certificar de que possui todos os requisitos necessários, citados no item anterior. 

 

Descubra se você pode se tornar um microempreendedor individual. 

 

2. Crie a sua conta no site do Governo 

 

Se você estiver dentro dos requisitos, você pode partir para o seu cadastro no site do governo. Faça a sua conta online em poucos cliques. É simples e rápido. Lá você tem acesso ao Portal do Empreendedor e poderá conferir uma série de informações sobre a categoria. 

 

3. Acesse o Portal do Empreendedor 

 

Ao entrar no Portal do Empreendedor, você clicará na opção “Quero Ser MEI”. Neste espaço, você também pode tirar as suas principais dúvidas e saber um pouco mais sobre a categoria. É o momento de você conferir as vantagens e obrigações que terá como MEI.  

 

4. Formalize-se como MEI 

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a categoria e decidiu se tornar um MEI, está na hora de partir para a formalização de fato. Clique na opção “Formalize-se” e dê continuidade no seu cadastro. Você precisará ter em mãos os seguintes documentos:  CPF, título de eleitor, número das duas últimas declarações do Imposto de Renda e um número de celular ativo. 

 

5. Defina o nome fantasia e as suas atividades 

 

Este é o momento de escolher o nome fantasia e sinalizar as atividades que serão exercidas. Aqui, você pode cadastrar a sua ocupação principal e mais 15 atividades secundárias. Lembre-se: seja honesto na seleção das suas atividades para evitar possíveis problemas futuros. 

 

6. Selecione o endereço de onde a atividade será exercida 

 

Dependendo da atividade executada, você deverá ter um local próprio para exercer a sua função. Caso não seja uma necessidade, você pode utilizar o seu endereço residencial. Atenção: para verificar a sua real situação, procure a sede da prefeitura do município onde seu negócio está ou será instalado. 

 

7. Guarde o seu Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) 

 

Após finalizar o seu cadastro, será emitido o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). Salve o documento. Ele comprova a sua inscrição como MEI e valida seu CNPJ registrado na Junta Comercial. 

 

Abra a sua conta PJ com o Sicredi 

 

A gente entende que cuidar das finanças de um negócio não é uma tarefa simples. É preciso muita organização financeira, planejamento e atenção. Para administrar melhor a sua empresa, uma boa estratégia é abrir uma conta PJ. Dessa forma, você consegue ter melhor controle dos seus recursos empresariais. 

 

Conte com a gente para fortalecer o seu negócio. Conheça nosso serviço

Quer saber mais informações sobre o MEI? Acesse o nosso Blog e tire as suas principais dúvidas com os nossos conteúdos. 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!