Existem inúmeras vantagens em praticar uma boa organização financeira no seu dia a dia. Por exemplo, realizar sonhos com maior facilidade, estar sempre preparado para imprevistos financeiros, entre tantas outras situações.

Infelizmente, muitos brasileiros ainda enfrentam sérios desafios em relação ao assunto. Não é à toa que, em nosso país, os níveis de endividamento e inadimplência são altos.

Apesar disso, a educação financeira está se fortalecendo ao longo dos últimos anos. Assim, diversas pessoas estão mais dispostas a aprender sobre o planejamento das finanças e a organização pessoal.

Saber mais sobre o assunto é a melhor alternativa para que você tenha uma vida financeira mais tranquila — agora e no futuro. Então confira, a seguir, informações que o ajudarão nessa jornada!

Qual é a importância da organização financeira?

Como você viu no início deste post, os brasileiros enfrentam dificuldades em relação ao endividamento e à inadimplência. Mesmo entre aqueles que não estão com problemas tão significativos, muitos não conseguem ter um planejamento financeiro.

Uma pesquisa realizada pela Anbima, por exemplo, mostrou que 62% dos brasileiros não conseguiram poupar dinheiro em 2019. Considerar esse dado é bastante importante. Afinal, economizar é investir, e investir é pensar no futuro e estar mais preparado para ele.

Não conseguir economizar indica que os brasileiros estão gastando toda a renda ao longo do mês e, consequentemente, não estão se organizando financeiramente. É o conhecido “gastar mais do que ganha”.

Como se organizar financeiramente?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a relevância da organização financeira, vamos compartilhar com você algumas dicas práticas para começar a se organizar em relação ao seu dinheiro. Confira:

Defina objetivos

A primeira etapa para qualquer mudança na sua vida é a definição de objetivos. Um plano se estrutura a partir do que queremos alcançar, certo? Então, sua organização financeira também deve começar por aí.

Pense nos seus objetivos não apenas em relação ao consumo, mas à sua vida no geral.

Por exemplo:

  • Ter uma reserva financeira para contornar problemas com mais facilidade;
  • Conquistar equilíbrio e tranquilidade na rotina;
  • Quitar dívidas e pendências;
  • Fazer uma viagem de férias;
  • Trazer mais conforto para a família;
  • Realizar compras específicas (como um celular, um computador, um carro ou uma casa);
  • Planejar a aposentadoria para viver sem dificuldades no orçamento.

Quem é nosso associado possui o gerenciador de investimento no Internet Banking e app.

Monte um planejamento financeiro

Para montar um planejamento financeiro eficiente, comece com um objetivo por vez até criar o hábito de economizar.

Um dos maiores segredos para conquistar seus sonhos é ser capaz de trazê-los para a realidade cotidiana. Ou seja, mesmo que seu projeto seja grande e precise de muito dinheiro para acontecer, é possível dar os passos até a sua realização – adaptando seu orçamento para ele a partir de hoje.

Portanto, defina uma meta e o prazo para ela acontecer. E, se necessário, vá ajustando ao longo do processo, mas sem desistir.

Crie o hábito de poupar dinheiro

Para organizar suas finanças, antes de tudo, é preciso criar o hábito de guardar dinheiro. Você pode chamar este costume de economizar ou investir, mas o seu foco deve estar sempre na quantia que precisa ser reservada para essa finalidade logo quando o seu dinheiro entrar na conta corrente.

Há muitas vantagens em criar hábitos positivos relacionados às suas finanças. Por exemplo, praticar dicas para economizar dinheiro e investir. Tenha em mente que um orçamento adequado à sua realidade lhe permite maior liberdade para montar as reservas que precisa para o futuro.

Você pode visualizar cada vez mais de perto os seus objetivos quando consegue otimizar seus ganhos e reduzir seus gastos. Assim, vale a pena ter um olhar mais atento para o seu orçamento com uma visão analítica e aperfeiçoar sua maneira de poupar dinheiro.

Tenha uma reserva de emergência

Uma das primeiras reservas que você deve montar quando procura por mais organização financeira é a de emergência. Ela representa um dinheiro com o qual é possível contar em períodos de dificuldades ou imprevistos.

Pense nos 62% de brasileiros que não conseguiram poupar em 2019. Caso algo inesperado aconteça e impacte as suas finanças, será difícil contornar o problema sem solicitar crédito ou precisar pagar juros, não é? Além disso, a situação, provavelmente, provocará maior impacto emocional.

Já quem economiza e monta uma reserva de emergência pode enfrentar as dificuldades de forma mais tranquila, pois tem um dinheiro guardado para isso. É aconselhável ter, pelo menos, 6 meses do seu custo de vida reservado para imprevistos e urgências.

Invista seu dinheiro

Quem tem organização financeira já conseguiu dar muitos passos rumo à tranquilidade e à realização dos seus sonhos. Mas você sabia que é possível ir mais adiante? Além de se organizar, existem formas de fazer seu dinheiro render mais. Investir é uma delas.

Ao investir seu dinheiro, é viável fazer, basicamente, com que ele trabalhe por você. Ou seja, sua renda não virá apenas do seu trabalho direto. Também existirá uma renda passiva — resultado dos juros aplicados aos seus investimentos.

Investir no Sicredi é ainda uma maneira de cooperar com o desenvolvimento da sua região e do país. Aplicando na Poupança do Sicredi, os recursos investidos ficam na região e, se você for associado, pode ter rendimento extra com a distribuição de resultados da sua cooperativa.

A poupança é uma excelente alternativa para alocar sua reserva de emergência. Afinal, ela precisa estar disponível a qualquer momento. E, depois de montá-la, é interessante conhecer outros investimentos para diversificar seu patrimônio. Pense nisso!

Já possui uma organização financeira eficiente e quer dar os primeiros passos para fazer seu dinheiro render? O Sicredi tem diversas opções para investidores. Confira aqui!

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!