Você já sonhou em ser o seu próprio chefe e começar um novo negócio? Uma das formas mais práticas é se tornar um MEI (Microempreendedor Individual) e abrir uma empresa. Mas antes de tomar uma decisão, você precisa avaliar se o mundo do empreendedorismo é o ideal para você.

Neste post você vai conferir os principais pontos que devem ser analisados antes de ingressar em uma nova trajetória profissional. Vamos lá?

 

O que avaliar antes de abrir um negócio

 

Qual é o principal motivo para você começar o seu próprio negócio? 

 

Você já parou para pensar na razão pela qual você deseja tanto ter a sua própria empresa? Esta reflexão deve ser o seu ponto inicial. Abrir um novo negócio exige comprometimento, responsabilidade, disciplina e muita persistência!

Tenha certeza de que está preparado para enfrentar obstáculos e superar crises. Caso contrário, o seu sonho pode se tornar um grande pesadelo. Empreender não é uma tarefa simples, mas pode ser muito recompensador para quem inicia com determinação nesse universo.

 

Você já pensou em um plano de negócio?

 

De nada adianta você ter uma boa ideia sem um bom plano de negócio. Ele é fundamental para te guiar com mais clareza na sua tomada de decisões e entender melhor as etapas que devem ser seguidas para você conquistar o sucesso da sua empresa

Você precisa analisar o mercado em que irá atuar, os produtos e serviços que irá oferecer, a sua concorrência, seus clientes em potencial, entre outras informações necessárias para empreender com êxito. 

 

Você sabe como gerir um negócio? 

 

Fazer uma boa gestão é fundamental para quem quer manter o negócio em pleno desenvolvimento. Informe-se mais sobre o assunto e busque uma capacitação ideal que atenda à sua necessidade. 

Não se esqueça: um novo negócio demanda tempo, dedicação e muito conhecimento. Você precisa compreender questões financeiras para que assim você consiga avaliar melhor a real situação do seu empreendimento. 

 

Não se esqueça da formalização! 

 

Se chegou até este item, você provavelmente já se decidiu e deseja abrir um novo negócio! Então está na hora de pensar na formalização e registrar a sua empresa para garantir que tudo esteja de acordo. 

O cadastro como MEI é uma ótima opção para quem quer iniciar um pequeno negócio de forma prática, simples e menos burocrática. Confira aqui os requisitos para se tornar um! 

 

Formalizar o seu negócio é simples e é bom para você. Acesse e saiba todos os benefícios do MEI no Sicredi. 

 

Agora que você já sabe o que avaliar antes de começar um novo negócio, está na hora de entender um pouco mais sobre o universo do MEI e todos os benefícios que a categoria pode te dar. Acesse nosso Blog e confira as nossas dicas

Abra a sua conta com a gente e tenha acesso a uma série de vantagens. Seja um associado do Sicredi

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!