Voltar

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

DDA - Débito Direto Autorizado

DDA - Débito Direto Autorizado

O DDA (Débito Direto Autorizado) é uma maneira fácil e segura de trazer mais comodidade à sua rotina financeira. Com ele você recebe eletronicamente seus boletos de cobrança independentemente da instituição financeira emissora, sem necessidade do uso do papel.

Benefícios

Segurança
Com o uso do DDA você garante o recebimento de cobranças eletronicamente, além de manter um histórico dos seus pagamentos de forma segura e organizada.
 
Sustentabilidade
Você contribui com uma solução ecológica que visa a redução do uso de papel.
 
Flexibilidade
Ao receber os boletos eletronicamente e com antecedência, você pode escolher como e quando efetuar o pagamento.

Para Quem

Associados ao Sicredi que buscam segurança e agilidade financeira para seu dia a dia.

Como Contratar

Você pode contratar o serviço DDA pelo Internet Banking e pelo aplicativo na opção DDA, ou em sua Agência.

Dúvidas Frequentes
  • Como devo proceder se receber o boleto impresso após o pagamento no DDA?
    • Se você pagou o boleto no DDA e depois recebeu o boleto de papel, esse último deve ser desconsiderado.

  • Como funciona o DDA?
    • - Você se cadastra como sacado eletrônico no SICREDI para receber os boletos de forma eletrônica;

      - Através do seu cadastro, o SICREDI consulta a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) e apresenta os boletos eletrônicos no SICREDI Total na Internet e nos caixas eletrônicos;

      - Você consulta os boletos eletrônicos pendentes e faz o pagamento das contas.

  • Como me cadastro no DDA?
    • Você pode se cadastrar no SICREDI Total Internet, na aba Pagamentos, ou na sua cooperativa de crédito.

  • Como realizo pagamentos via DDA?
    • Basta acessar o SICREDI Total na Internet ou nos caixas eletrônicos, aceitar seus boletos eletrônicos pendentes e então efetuar o pagamento.

      Você vai ver que é rápido e descomplicado usar o DDA.

  • Como sair do DDA?
    • Você pode deixar de ser um sacado eletrônico a qualquer momento. Para isso, basta solicitar o cancelamento do seu cadastro em uma unidade de atendimento do SICREDI.

  • Não sou cadastrado no SICREDI Total Internet. Posso me cadastrar no DDA?
    • Sim, você pode. Entretanto, o gerenciamento das contas passa a ser feito por meios eletrônicos e exige acesso frequente.

      Por isso, recomendamos que você faça primeiro o cadastramento no SICREDI Total Internet e passe a usar essa ferramenta no seu dia a dia, para só depois se cadastrar no DDA.

  • O DDA tem custo adicional?
    • Não. O DDA é um serviço do SICREDI sem custo adicional para você.

  • Posso receber e pagar cobranças de outras pessoas via DDA?
    • Sim. Você pode acessar e pagar as contas de outras pessoas, desde que previamente autorizado pelo sacado original. Nesse caso, é preciso entregar a autorização assinada na unidade de atendimento.

      Você pode pagar o plano de saúde da sua mãe ou a faculdade do seu filho, por exemplo, mesmo que as contas estejam no nome deles. Para isso, basta que o sacado original - nesse exemplo, a mãe ou o filho - faça uma autorização prévia para que você possa pagar suas contas. Eles aparecerão como "Agregados" para você, o sacado eletrônico autorizado.

  • Quais são as vantagens do DDA?
    • - Garante o recebimento de contas, com mais segurança e menos risco de fraudes;

      - Assegura pontualidade na entrega de compromissos financeiros;

      - Dá mais conforto e evita filas de pagamento;

      - É mais cômodo, pois organiza todas as contas em um só lugar e ainda mantém o histórico de pagamentos;

      - Diminui o uso de papel e colabora com a preservação do ambiente.

  • Qual a diferença entre o DDA e o débito em conta?
    • O DDA é a apresentação eletrônica do boleto e o pagamento só é feito se você autorizar.

      O débito em conta é um pagamento previamente contratado e debitado da sua conta na data de vencimento.

      Entretanto, ambos necessitam de saldo em conta para serem efetuados.

       

  • Que tipo de contas receberei pelo DDA?
    • Inicialmente, você poderá pagar pelo DDA os boletos de cobrança (fichas de compensação ou bloquetos), tais como mensalidade escolar, plano de saúde e taxa de condomínio, entre outros.

      Numa segunda etapa, tributos e contas de serviços públicos como água, luz e telefone também estarão no DDA.

Serviços por telefone
Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770

* Custo de uma ligação local

SAC
Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Serviços por telefone
Demais regiões

0800 724 4770

Atendimento aos deficientes
auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais (a cobrar)

0513 378 4472

Sicredi @2019
todos os direitos reservados

Sicredi @2019 - todos os direitos reservados