Crédito Responsável

Hoje, muito se tem falado sobre crédito responsável. Assumir o controle de sua vida financeira – com consciência do quanto você ganha e quanto você gasta – é o primeiro passo para garantir a sua tranquilidade e também a realização dos seus sonhos. 

As instituições financeiras disponibilizam vários tipos de crédito, que variam de acordo com a finalidade. Seguem abaixo algumas das características dos principais produtos de crédito:


  • Cheque especial
É um limite de crédito de determinando valor, disponível na conta corrente do associado além do saldo bancário que, se utilizado, deverá ser devolvido com juros e outros encargos.

  • Crédito pessoal
É uma modalidade de crédito destinada a associados que necessitam de recursos para fins diversos.

  • Crédito imobiliário
É um tipo de financiamento de valor expressivo e longo prazo destinado para aquisição de imóveis novos, semi novos ou usados.

  • Crédito veículos
Trata-se de empréstimo destinado a associados que necessitam de recursos para aquisição de veículos.

  • Crédito consignado
É uma modalidade de empréstimo com desconto das parcelas na folha de pagamento do associado. O desconto das parcelas é realizado pelo empregador no contra-cheque do associado e repassado à instituição financeira.

Independentemente do tipo, o crédito somente deve ser utilizado de forma responsável, de acordo com a necessidade e a capacidade de pagamento do associado.

As instituições financeiras, como, por exemplo, os bancos e as cooperativas de crédito, são responsáveis por oferecer as melhores opções de crédito e as taxas de juros adequadas para cada situação.

ATENÇÃO: Contrato de crédito exige um bom planejamento!

Conheça os direitos e deveres do associado com relação ao uso consciente do crédito:

Direitos

  • - Obter todas as orientações e esclarecimentos necessários da instituição financeira no que se refere às operações de crédito.
  • - Ser alertado sobre os cuidados a serem adotados na escolha do tipo e modalidade de crédito que está sendo contratado.
  • - Desistir, a qualquer tempo, do contrato firmado por meios remotos.
  • - Liquidar antecipadamete o pagamento da operação de crédito de forma total ou parcial, recebendo todas as orientações sobre este procedimento.
  • - Ter acesso às informações sobre os produtos de crédito semelhantes oferecidos pela instituição financeira por meio virtual.
  • - Receber o resumo contratual da operação contratada.

Deveres
  • - Manter os seus dados cadastrais e econômicos atualizados junto à instituição financeira.
  • - Efetuar o pagamento das prestações da operação de crédito em dia.
  • - Em caso de desistência do contrato, restituir o valor total financiado ou concedido que lhe foi entregue, acrescido dos eventuais tributos e juros incidentes até a data da efetiva devolução.

O que é o crédito responsável?

O crédito responsável é um compromisso entre todos aqueles que tomam e oferecem crédito. Quem oferta, precisa seguir várias diretrizes de transparência, deixando claro tudo que você precisa saber antes de assumir uma obrigação financeira. Por outro lado, quem contrata se dispõe a manter suas informações cadastrais atualizadas e saldar a dívida em dia.

O programa de autorregulação de Crédito Responsável foi instituído pela FEBRABAN* com o objetivo de  contribuir para a melhoria da qualidade, segurança, sustentabilidade e harmonia nas relações de consumo das operações financeiras, e de estabelecer diretrizes e procedimentos a serem observados nas etapas de oferta e contratação de crédito, bem como no tratamento dos consumidores superendividados. 

*SARB 10/12/13.

1

Prepare-se com antecedência

Antes de assumir qualquer compromisso financeiro você deve conhecer seus ganhos e gastos, definindo quais são suas prioridades e o que pode ser classificado como consumo desnecessário. Depois, faça um acompanhamento mensal, organizando todas as receitas e despesas do mês.

Se sua renda for maior do que as despesas, você está no caminho certo. Se elas se igualam, comece a buscar soluções para formar uma reserva para emergências. Mas, se o resultado mostrar que as saídas são maiores que as entradas de recursos, está na hora de você rever seu comportamento financeiro.

Crédito Responsável Sicredi
2

Decida com segurança

Quanto mais sua vida financeira estiver organizada, mais fácil será de tomar crédito para alcançar seus objetivos. Se esta for a opção,

não esqueça de conhecer as diferentes linhas de crédito, escolha
a que melhor se enquadrar no perfil,

levando em conta as melhores taxas e condições.
Crédito Responsável Sicredi
3

Fique atento ao CET

O Custo Efetivo Total (CET) corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte. O objetivo do CET é informar clara e transparentemente o custo real de uma operação de crédito, facilitando a comparação entre as ofertas do mercado.

O CET deve ser expresso na forma de taxa percentual anual, incluindo taxa de juros, tributos, tarifas, seguros e outras despesas cobradas na operação.

Criado pelo Conselho Monetário Nacional, o Custo Efetivo Total deve ser informado às pessoas físicas antes da contratação de um empréstimo ou financiamento.
Crédito Responsável Sicredi
4

Liquidação antecipada

Se você fez um empréstimo ou financiamento e quer acabar com a sua dívida antes do prazo, há a opção de fazer a liquidação antecipada. Isto pode ser feito a qualquer momento e contará com redução dos juros pactuados.

Qual o papel da cooperativa de crédito?

As cooperativas de crédito tem um jeito diferente de lidar com a concessão de crédito. Como sua missão é fazer com que todos os associados realizem seus sonhos, o primeiro cuidado é ajudar a alinhar a necessidade com as melhores opções e condições de financiamento. Acreditamos que é assim, com crédito dado com responsabilidade, que todos cresceremos juntos. 

Localize a agência mais próxima
Fale conosco
Sicredi Fone

Capitais e regiões metropolitanas - Cartões, Conta-corrente, Sicredi Internet e Demais. *(Custo de uma ligação local)

3003 4770

Demais regiões. Cartões, Conta-corrente, Sicredi Internet e Demais.

0800 7244770
SAC Sicredi

Informações, elogios e reclamações

0800 7247220

Deficientes auditivos ou de fala

0800 7240525

Chamada Internacional (Ligação a cobrar)

0513 3784472
Ouvidoria/ Denúncia

0800 6462519
Baixe o aplicativo oficial
do Sicredi.