Programa de educação financeira impacta mais de 5 mil pessoas na região
Cooperação na Ponta do Lápis conta com ações segmentadas e com a Jornada de Educação Financeira nas Escolas
Vale do Rio Pardo – Por meio do Programa Cooperação Na Ponta do Lápis é que a Sicredi Vale do Rio Pardo desenvolve ações segmentadas de educação financeira para diversos públicos e a Jornada de Educação Financeira nas Escolas. No total são mais de 5 mil pessoas da região impactadas com o programa em 2022. Na última semana, de 12 a 18 de dezembro, o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) realizou a Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana ENEF, para a promoção da Estratégia Nacional de Educação Financeira. A cooperativa aproveitou a oportunidade para compilar os números e as atividades trabalhadas durante o ano.
A assessora de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Tatiane Becker, explicou que a Semana ENEF, geralmente, ocorre em maio, mas, neste ano, aconteceu em dezembro. “O nosso segmento cooperativista sempre se destaca dentro da Semana Nacional de Educação Financeira em virtude de inúmeras ações que são realizadas todos os anos. O Sicredi participa da iniciativa desde 2016 e percebeu a necessidade de um programa específico de promoção da educação financeira contínua, o que fez nascer o Cooperação Na Ponta do Lápis”, pontuou Tatiane.
A Sicredi Vale do Rio Pardo desenvolve o Programa Cooperação Na Ponta do Lápis durante todo o ano, não se restringindo à Semana ENEF. O programa realiza ações segmentadas com diversos públicos, como crianças, jovens, pessoa física e microempreendedores individuais. Em 2022, a cooperativa registrou cerca de 80 atividades que impactaram mais de 3.800 pessoas. Já a Jornada de Educação Financeira nas Escolas envolveu 27 educandários, 1.382 alunos e 136 professores.