Um projeto desenvolvido no Vale do Rio Pardo vai servir de inspiração para que novas histórias comecem a ser escritas para centenas de jovens no Mato Grosso do Sul. Ao longo dessa terça-feira, 30, comitivas da Sicredi Pantanal e Centro Sul visitaram a Cooperativa Escolar Plantando Ideias, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família, em Santa Cruz do Sul, e a sede administrativa da cooperativa. O objetivo foi conhecer in loco o programa de Cooperativas Escolares, que desde 2016 estimula a liderança, cidadania, conhecimento, protagonismo juvenil e o empreendedorismo na região.

A comitiva sul-mato-grossense contou com a presença de coordenadores, professores e orientadores da Secretaria de Educação de Sidrolândia-MS, bem como de colaboradores das agências Sicredi Pantanal e Centro Sul. Dentre os integrantes do grupo estava Mirtes Moreno, que é assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Centro Sul, com sede na cidade de Dourados.

Para ela, a visita foi fundamental na decisão de levar o projeto adiante. “A gente tem esse anseio de implantar as cooperativas escolares na nossa realidade, mas até então estávamos muito no campo da teoria. E agora após vir a campo para conhecer realmente como funciona na prática dá muito a certeza de que o caminho realmente é esse e que precisamos levar as cooperativas escolares para as nossas comunidades. A vontade é já chegar lá e implantar, porque a gente vê que as crianças aqui de Santa Cruz do Sul já estão semeando, vemos que o aprendizado, que as ações já estão reverberando na vida delas”, salientou.

Essa foi a primeira visita da comitiva a um projeto de cooperativa escolar. Além de acompanhar as atividades nas escolas, o grupo buscou informações a respeito do formato da iniciativa e afim de avaliar e ver a melhor possibilidade de implantação no Mato Grosso do Sul, como destaca Leonice Portela, assessora de desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi Pantanal, com sede no município de Maracaju. “Tudo o que vimos aqui nos dá uma perspectiva de que as cooperativas escolares são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e mudar a realidade das nossas comunidades. Através da educação financeira, um dos pilares desse projeto, formamos cidadãos conscientes e responsáveis.”

O projeto de cooperativas escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo conta com a participação de aproximadamente 700 estudantes, em 12 cooperativas escolares pertencentes aos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras, Venâncio Aires, Vale Verde e Passo do Sobrado. A iniciativa é reconhecida por sua importância na formação de jovens mais conscientes e cooperativos e mostrou mais uma vez ser referência para outras regiões do país.  “Foi um dia de muita intercooperação e valorização do nosso trabalho, pois estamos recebendo cooperativas de outras regiões que nos visitam na busca por mais entendimento e vivência do programa”, destacou a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi VRP, Glaucia Cabral Moraes.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!