Estudantes resgatam suas origens por meio do movimento cooperativista
Fundação da Cooperativa Escolar Regando Origens aconteceu na tarde desta terça-feira, 12, na Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes
Cooperativa Escolar Regando Origens.
Herveiras – Desde maio de 2023, estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, de Herveiras, vivem o planejamento de uma cooperativa escolar. Ao ritmo da Canção do Cooperativismo e com direito a tapete vermelho, os 32 sócios fundadores entraram no ginásio do educandário na tarde desta terça-feira, 12, para realizar a assembleia de fundação da Cooperativa Escolar Regando Origens. Conduzida pelos próprios alunos, a assembleia contou com momentos de muita emoção, como a intercooperação com a veterana Cooperativa Escolar Semeando Sonhos, do mesmo município.
A assembleia de fundação destacou o protagonismo dos estudantes, que apresentaram os artigos mais relevantes do Estatuto Social, construído no decorrer do planejamento de forma coletiva. Destaque para os objetivos do grupo em aprender, exercitar e promover o cooperativismo por meio dos princípios cooperativistas. Os alunos também irão desenvolver o empreendedorismo, liderança, inclusão social e educação financeira a partir da construção dos objetos de aprendizagem: bolachas, pães, bolos, sabonetes e outros produtos que terão como matéria-prima a erva-mate, planta que era o cultivo tradicional da região.
Nos sete meses de planejamento, os jovens seguiram os passos do jogo Cooperlândia para o desenvolvimento da cooperativa escolar; estudaram muito sobre a história de Herveiras para construírem os principais objetivos do grupo, com o intuito de valorizar o município; participaram do Dia C; conheceram lugares e pessoas; e fecharam parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que ofereceu o laboratório de pesquisa para os estudantes desenvolverem os objetos de aprendizagem.
Durante a assembleia, a marca e o significado do nome da cooperativa escolar foram apresentados. As cores e figuras do logotipo demonstram a importância de preservar as origens. Os alunos também elegeram os Conselhos de Administração e Fiscal. “Nós queremos, sim, continuar regando as nossas origens e queremos que as novas gerações também saibam dar valor a isso. Todos nós juntos teremos uma linda história para ser escrita”, salientou a estudante Brenda Silveira Padilha, 15 anos, durante o seu discurso de posse como presidente da Cooperativa Escolar Regando Origens.
A presidente Brenda e a vice Laura Piel Voeltz, apresentaram o Plano de Gestão da Regando Origens, que contempla visita às escolas, revitalizar o pé de erva-mate e plantá-lo do Pórtico e praça do município, conhecer a Ervateira Elacy e a Escola do Chimarrão em Venâncio Aires, desenvolver os objetos de aprendizagem, entre outras ações. “Quero agradecer a todas as pessoas que acreditam no poder da educação, que acreditam que através da educação podemos mudar pessoas e estas pessoas, podem, sim, mudar o mundo”, destacou a professora orientadora da cooperativa escolar, Ana Paula de Freitas Krug.
Prestígio – Além da presença da comunidade escolar, convidados e autoridades também prestigiaram a assembleia de fundação da 2ª cooperativa escolar de Herveiras e a 18ª incentivada pela Sicredi Vale do Rio Pardo por meio do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido na região desde 2016. Entre as autoridades estavam o prefeito Nazário Rubi kuentzer, a diretora da Escola Emílio Alves Nunes, Goreti Melo, e a assessora Pedagógica da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alessandra Gassen Eidt.
Para prestigiar o momento, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, parabenizou os estudantes pela escolha do nome da cooperativa escolar. “Quando a gente dá valor para as nossas origens, a vida passa a ter outro sentido, quem não conhece a história, não sabe o rumo que vai andar. Essa criatividade traduz o que vocês (estudantes) querem fazer, de fato, evoluir, crescer, se desenvolver para uma comunidade mais próspera. Mesmo objetivo, que nós como Sicredi, cooperativa, temos, de contribuir para um mundo melhor, mais feliz. E não tem como fazer isso, se não for investindo na educação”, salientou Petry.
Intercooperação – Como um momento de intercooperação, a Cooperativa Escolar Semeando Sonhos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, de Linha Pinhal em Herveiras, participou da assembleia de fundação da Regando Origens. Para contribuir com o objetivo da nova cooperativa escolar, de resgatar as origens do município, o grupo distribuiu para cada sócio fundador uma muda de erva-mate. “Precisamos semear para depois regar. Precisamos estudar as nossas origens para juntos realizarmos os nossos sonhos. Vamos juntos escrever uma linda história e construir novos caminhos”, enfatizou a professora orientadora Ana Paula de Freitas Krug.