Santa Cruz do Sul - Em clima de comemoração, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor José Wilke, de Santa Cruz do Sul, foi palco, na tarde da última sexta-feira, 17, para a realização da Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar Arte Ativa, por meio do Programa Cooperativas Escolares, da Sicredi Vale do Rio Pardo.

Na presença de representantes da Cooperativa Sicredi, equipe escolar, familiares e demais convidados, o momento foi considerado um marco para a história da instituição de ensino. No saguão, decorado especialmente para a ocasião, 49 estudantes, sócio-fundadores, aprovaram o Estatuto Social, além dos nomes que irão representar o primeiro Conselho de Administração e Fiscal. O momento também contou com apresentação artística, na qual os jovens entoaram a canção Aquarela, na companhia do professor Carlos Roberto Escouto.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da cooperativa, Lucas Phillipi dos Reis Peres, do 6° ano, agradeceu pela confiança de todos e destacou o trabalho em equipe a ser realizado, reforçando a importância da cooperação. "Quero ouvir as necessidades, os desejos, as críticas. Tudo com foco no crescimento da cooperativa".
Logo em seguida, a professora orientadora Veridiane Braga afirmou que a data ficará marcada na vida de todos. "Esse foi um momento muito aguardado. Nós passamos por desafios, aprendizados e descobertas até chegarmos aqui". Ela também aproveitou o momento para realizar um agradecimento especial a todos os associados que se esforçaram e fizeram o momento acontecer.

Ainda durante o cerimonial, a diretora Doriana Carvalho Damé da Silva emocionada, aproveitou para agradecer os envolvidos, destacando especialmente a assessora de desenvolvimento do cooperativismo Glaucia Cabral Moraes e a assessora pedagógica, Nêmora Backes. "Esse é um dos momentos mais importantes da minha gestão na escola. Fica esse legado. E tenho certeza de que vocês irão fazer a diferença".

Coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, fez menção de reconhecimento à equipe da Sicredi. "A educação sozinha não vai a lugar algum. Quando temos parceiros que entendem que isso é prioridade, vamos muito mais longe".

Por último, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, citou o momento ímpar para a história da escola. De acordo com ele, o compromisso social da instituição é buscar o desenvolvimento da sociedade. "Se queremos ter a esperança de um mundo melhor, precisamos investir nos jovens que fazem a diferença no presente". 
 Segundo Petry, a Sicredi possibilita mais uma forma para que jovens possam vivenciar aprendizados importantes. "Aproveitem as oportunidades. O envolvimento na cooperativa vai repercutir nas famílias e na escola. Cooperativismo é isso: fazermos juntos".

Durante a assembleia, os associados da Cooperativa Escolar Arte Ativa revelaram detalhes da trajetória de fundação; apresentaram a composição da logomarca; e elegeram os conselhos Fiscal e Administrativo. Ao término da reunião, o grupo recebeu uma placa, destacando a entidade criada, pelas mãos do presidente da Sicredi, Heitor Petry.

Saiba mais: No Programa Cooperativas Escolares, os estudantes vivenciam os valores e princípios do cooperativismo por meio do protagonismo juvenil, na formação de liderança e espírito empreendedor. A projeção do programa, até dezembro de 2023, é contar com mais de 800 estudantes associados, 20 cooperativas escolares fundadas e em processo de fundação, e atuação em oito municípios de abrangência da Sicredi Vale do Rio Pardo.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!