Estudantes fundam cooperativa escolar inspirada na preservação do meio ambiente
Fundação da Cooperativa Escolar Ecos da Educação ocorreu nesta quarta-feira, 17 de junho, na Emef Guilherme Hildebrand, em Santa Cruz do Sul
Na última quarta-feira, 17 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand, de Santa Cruz do Sul, sediou a assembleia de fundação da Cooperativa Escolar Ecos da Educação. Formado por 20 sócios-fundadores, o grupo tem como foco a sustentabilidade, motivado pelas atividades desenvolvidas dentro do educandário que promovem a educação ambiental e a responsabilidade social.
A assembleia foi marcada pela exposição e exibição do vídeo de um desfile de roupas customizadas. Esta iniciativa serviu de estímulo para a cooperativa escolar seguir com olhares voltados à preservação ambiental. Os alunos explicaram que, ao participarem das ações do Projeto Escola Sustentável, da Fundação pela Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), se depararam com o grande volume de tecidos e roupas descartados incorretamente na Ecobarreira do Arroio do Almoço, próximo à escola. Foi a partir da ideia de transformar esse problema em oportunidade que surgiu a atividade.
Para a confecção das peças, os alunos participaram de uma oficina de customização. A ideia do desfile sustentável materializou o objetivo de usar a criatividade e o cooperativismo para dar sobrevida a materiais que virariam lixo. Eleitas presidente e vice, as estudantes Helena Schmidt Machado e Maria Katrinny de Souza dos Santos apresentaram o plano de gestão, que estende a sustentabilidade para além do descarte têxtil. Os alunos planejam liderar mutirões de limpeza no bairro, cuidar da horta escolar, promover ações de saúde e dignidade, além de fortalecer a convivência interna através da cooperação.
Como incentivadora do grupo por meio do Programa Cooperativas Escolares, a Sicredi Vale do Rio Pardo foi representada pelo presidente Heitor Álvaro Petry. "Temos um plano de gestão que nasceu de uma demanda real do município, isso consolida o nosso propósito. Na prática estamos vendo uma aula de cooperativismo e sustentabilidade. Atualmente contamos com 36 cooperativas escolares, onde os estudantes se tornam protagonistas e agentes de transformação, seguindo uma jornada de formação de liderança e empreendedorismo a partir dos valores e princípios do cooperativismo", destaca.
A Cooperativa Escolar Ecos da Educação é formada por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O grupo tem como orientadora a professora Cleni Inês da Rosa. Os estudantes ainda fazem parte da conexão entre o Programa Cooperativas Escolares e o Projeto Escola Sustentável, uma união formada por meio do EloCoop, um ecossistema de parcerias criado para ampliar oportunidades para os estudantes participantes das cooperativas escolares.