Sicredi VRP promove visita a empreendimentos do Projeto Qualifica Turismo em Venâncio Aires e Vera Cruz
Encontro com a Imprensa, em 2023
Vale do Rio Pardo – A convite da Sicredi Vale do Rio Pardo, um grupo de jornalistas ligados a veículos de comunicação da região, visitou nesta quinta-feira, 14, dois empreendimentos participantes do Programa Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo, lançado durante a última edição da Expoagro Afubra. Pela manhã, estiveram no interior de Venâncio Aires, conhecendo a Casa Paulina, onde foram recepcionados pelos proprietários Lauri Meurer e Rosi Hamester. Já o almoço foi servido no Refúgio da Figueira, em Linha Dona Josefa, interior de Vera Cruz, sob o comando de Daniel Beuren e Eveline Schmitt, acompanhados pelos filhos Augusto e Amanda.
O vice-presidente da Sicredi VRP, Coraldino da Silveira, participou das visitas e destacou a importância do Qualifica Turismo para a região, como incentivo à diversificação da economia e valorização do patrimônio dos municípios. “Nós entendemos que o turismo é muito relevante para o desenvolvimento da região, com a geração de empregos e renda. Por isso, esta parceria é fundamental para qualificar ainda mais este setor”, salientou.
Saiba mais: O Projeto Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo – realizado em parceria pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi Vale do Rio Pardo RS, Sicredi Centro Serra RS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) - tem como objetivo aprimorar o turismo na região e tornar os municípios mais competitivos no cenário estadual.
O Qualifica Turismo presta consultoria para 40 empreendimentos turísticos de 14 municípios da região. A qualificação dos projetos, envolvendo empresas de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e agências de turismo, iniciou em abril de 2023 e segue até março de 2024, com a realização de visitas técnicas e consultoria de acordo com as necessidades de cada empresa.
A consultoria ocorre em duas etapas: coletiva e individual. Na coletiva, as empresas realizaram uma visita técnica a outros destinos estaduais e aprenderam sobre posicionamento digital, ensaios fotográficos para o turismo e oficinas de finanças. Já na individual, com 35 horas de duração, a empresa pode escolher entre consultoria de negócios, consultoria de identidade visual de marca, consultoria de aperfeiçoamento do produto turístico ou consultoria de marketing.