Presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo palestra em evento nacional sobre turismo
Heitor Petry falou sobre os incentivos ofertados pela cooperativa para o desenvolvimento do setor
São Paulo (SP) - O incentivo da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo ao turismo regional motivou a presença do presidente da Heitor Álvaro Petry como painelista, atendendo a um convite da Academia Brasileira de Eventos e Turismo (Abet). O evento foi realizado na tarde da última segunda-feira, 7, tendo como sede o Espaço APAS, em São Paulo. Palestrantes de todo o país e de diversos setores da sociedade participaram da discussão, que teve por objetivo propor debates para desenvolver o turismo no Brasil, buscando formas de elevar os atuais números do setor.
Heitor Petry iniciou a fala no quarto painel, apresentando a Sicredi Vale do Rio Pardo, pontuando as características da região e a forma de atuação da cooperativa. “Durante nossa história de 103 anos, a preocupação com a diversificação da economia e o crescimento econômico das propriedades rurais sempre esteve presente e dentro disso o turismo rural vem evoluindo. Começou com questionamentos feitos sobre as alternativas de diversificação para as famílias que se dedicam ao cultivo do tabaco. Percebemos que o turismo rural poderia ser uma das alternativas interessantes para pequenas propriedades”, destacou.
Neste contexto, a estratégia da cooperativa está focada no apoio, estímulo e principalmente em grandes parcerias com instituições da área técnica, de ensino e de representação e organização de categorias voltadas a fomentar e estimular as ações de turismo, sendo a principal delas a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). Na sequência, oferecer consultorias, treinamentos e capacitações e, por fim, o crédito.
Com o processo de articulação da cooperativa definido, a Sicredi VRP passou a apoiar e fomentar os micro e pequenos negócios com crédito. “Entendemos ser importante para a nossa região o dinheiro circular lá, buscando a prosperidade. Com o avanço desse processo, temos percebido que o turismo já teve uma elevação muito importante dentro da nossa região e para cooperativa é motivo de alegria fazer parte disso”, enfatizou Petry.
Em 2022, o Sicredi Vale do Rio Pardo realizou 7,2 mil projetos de agricultores familiares da região, com mais de R$ 110 milhões em crédito liberado. “Acreditamos no potencial turístico que a região tem, em vários segmentos e setores, nas áreas urbana e rural, e temos atuado fortemente neste segmento por entender a sua importância e relevância para o desenvolvimento regional, Estamos fazendo a nossa parte para o turismo crescer”, pontuou o presidente. Além do apoio financeiro, no âmbito dos negócios, a cooperativa ainda disponibiliza suas estruturas de assessoramento técnico, com créditos liberados não só para pequenas propriedades, mas para redes hoteleiras, restaurantes e eventos, como Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e Expoagro Afubra, em Rio Pardo.
O seminário - Com o tema “O que fazer para dobrar o turismo brasileiro até 2035?”, o evento promovido pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo incluiu na programação diversas palestras. No painel de abertura, Milton Zuanazzi, ex-secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, foi o responsável por falar sobre a governança como estratégia fundamental para o futuro do turismo brasileiro. O painel 2 focou nos vetores do turismo sustentável e responsável para o ano de 2035, com o ex-diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e vice-Ministro do Turismo em 2003, Márcio Favilla Lucca de Paula. Já o terceiro painel, abordou a inovação conforme os desenvolvimentos tecnológicos ao redor do mundo, trazendo a temática de como a infraestrutura, os eventos e o marketing devem contribuir para dobrar o turismo do Brasil até 2035. Além de Heitor Petry, o painel 4 contou com a mediação da presidente da Associação Cearense do Turismo no Espaço Rural e Natural, Anya Ribeiro, que abordou questões sustentáveis do turismo brasileiro para os próximos anos, citando como exemplos os incentivos ao turismo no Nordeste.
Foto em anexo: Heitor Petry na Expoagro Afubra, evento apoiado pela cooperativa
Crédito foto: Francisco Frantz