Campanha estimula movimento em apoio aos empreendedores da região
Com base na campanha sistêmica do Sicredi Eu Coopero com a Economia Local, a Sicredi Vale do Rio Pardo promoveu na última quinta-feira, 28 de maio, uma roda de conversa virtual com representantes de entidades empresariais da área de atuação da cooperativa. O intuito do encontro on-line era apresentar a iniciativa para as lideranças e fazer o convite para a construção do movimento em apoio aos empreendedores da região. Além disso, o momento foi de escuta, compartilhamento, conexão e construção de ações coletivas que minimizem os impactos causados pela pandemia do coronavírus e evidenciem oportunidades.
De acordo com o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, o cooperativismo tem na sua essência o fortalecimento das economias locais, desde os primórdios de sua organização no Brasil. Desde 1902, quando aconteceu a fundação da primeira cooperativa de crédito, o Sicredi criou este círculo virtuoso do dinheiro, que faz com que a economia local se fortaleça com o envolvimento dos associados. “Hoje, estamos reproduzindo isso que é parte da nossa história, da nossa cultura, da nossa essência, da nossa missão de promover o desenvolvimento local. Na medida em que a gente privilegia e prioriza produtores, prestadores de serviço e empreendedores da nossa região, fortalecemos a economia regional”, salientou.
Conforme Petry, com esta premissa da atuação do Sicredi em fortalecer a economia das localidades onde atua, neste momento de crise, não poderia ser diferente. “A campanha do Sicredi reforça a importância de comprar das empresas locais, o que torna o negócio dos nossos associados e as comunidades mais fortes. É, também, uma forma de estimular a criação de empregos e geração de renda nos nove municípios de atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo”, destacou o presidente.
Na reunião virtual, além do presidente da Cooperativa, acompanharam o diretor Executivo, Márcio Algayer, gestores e assessores de agências. Os convidados presentes foram os representantes da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), TecnoUnisc, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Sinimbu, Associação Comercial, Industrial, Serviço e Agropecuária (Acisa) de Vera Cruz, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Conselho Municipal de Desenvolvimento de Vale Verde e empresários de Herveiras.
Ações - As primeiras ações com o selo da campanha Eu Coopero com a Economia Local acontecem durante esta semana em Vera Cruz e em Santa Cruz do Sul. Nesta quarta-feira, 3, às 19 horas, na sede da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec), haverá a Live da Roça, um espaço para discussão entre lideranças rurais. Já na sexta-feira, 5 de junho, das 9 às 15 horas, será realizada a Feira da Cooperação, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santa Cruz do Sul. A feira é em formato self service, com alimentos naturais e provindos da agricultura familiar.
Campanha - A campanha Eu Coopero com a Economia Local busca estimular o desenvolvimento econômico por meio do apoio aos empreendedores locais, o que reforça a importância dos pequenos empreendimentos e do cooperativismo como motores da economia brasileira. A iniciativa impacta positivamente diversos públicos, como pequenos comerciantes, produtores rurais, associados do Sicredi e consumidores. Além disso, ela convida entidades e os meios de comunicação para se engajarem e fortalecer a propagação do movimento. Como fonte de informação da campanha e ferramenta de apoio, um hotsite será criado com diversos conteúdos e materiais de divulgação. (Com informações da Superintendência de Comunicação e Marketing do Sicredi)