Além da educação financeira, a importância da cooperação e de uma vida mais simples foram destaque da primeira roda de conversa virtual da Sicredi Vale do Rio Pardo, que aconteceu na noite de terça-feira, 19 de maio, ao vivo nas redes sociais da Cooperativa. O convidado para a Webinar foi o economista e especialista em Educação Financeira da Fundação Sicredi, Everton Lopes, que abordou como as pessoas devem administrar as finanças durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A mediação da roda de conversa on-line ficou a cargo do coordenador de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antonio da Rocha, com abertura do presidente da Cooperativa, Heitor Álvaro Petry, que falou sobre o propósito de uma instituição cooperativa e a importância da iniciativa. "Procuramos estar nesta hora, mais do que nunca, ao lado do nosso associado", ressaltou o presidente. Rocha ainda comentou que esta necessidade de espaço para falar sobre finanças é ainda maior neste momento. “Um desafio de olhar para dentro da gente e reorganizar nossa vida financeira, de trabalho, de tudo”.

A Webinar com o economista iniciou com um ponto importante, que diz respeito ao equilíbrio financeiro, da forma como as pessoas estão agindo diante da situação. “Hoje está sendo um erro de muitas pessoas, de muitas famílias, um erro na área financeira, obviamente, em tentar manter o padrão atual baseado no antes da pandemia", ressaltou. Outra questão abordada por Lopes é o controle das finanças que, se antes era importante, hoje é fundamental. "Aproveitar este momento de isolamento social para cuidar das finanças. Se em algum momento não fazíamos isso, agora é o momento".

Para o especialista, com o isolamento social, mesmo para as pessoas equilibradas financeiramente, foi necessário fazer mudanças dentro do orçamento. E para aqueles que entraram na pandemia com problemas financeiros ficou muito mais difícil. "Uma das recomendações é parar e colocar na ponta do lápis as coisas, de um lado as suas despesas, do outro as suas receitas. Se a despesa estiver maior que a receita, algo tem que ser cortado. Aquilo que não é mais essencial, mais básico, neste momento, excepcional, as pessoas precisam rever urgentemente", ponderou. Ele ainda frisou sobre a importância de gastar menos do que se ganha para formar uma reserva financeira.

Sobre as empresas, Lopes disse que a situação é a mesma da pessoa física: é preciso rever os custos, renegociar com fornecedores, ir em busca de alternativas de receita e procurar as instituições financeiras para pedir ajuda. Para o economista, as pessoas precisam olhar para si e ter uma vida mais simples. “Cuide do seu jardim, do seu negócio, coopere, ajude, receba ajuda”, salientou. As interações aconteceram pelas redes sociais através de perguntas e sugestões para futuros encontros virtuais, que devem ocorrer semanalmente, com convite nas redes sociais.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!