Santa Cruz do Sul - A fundação de uma cooperativa escolar é sempre um momento histórico para os estudantes e comunidade. Como a concretização de uma longa trajetória de planejamento, a Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar Riothal, do Colégio Estadual Monte Alverne (CEMA), no interior de Santa Cruz do Sul, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25 de novembro, no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Monte Alverne. O encontro contou com a participação dos 26 sócios fundadores, que são alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e a presença de professores, funcionários, convidados, autoridades e imprensa.

A cooperativa escolar é uma forma de aprender sobre os princípios e valores do cooperativismo, com objetivo de cooperar com a comunidade escolar por meio de diversas ações e objetos de aprendizagem. Durante a assembleia, os alunos, sócios fundadores da Riothal, apresentaram a trajetória de planejamento da cooperativa, trabalho desenvolvido desde maio de 2022, uma longa caminhada de desafios, expectativas, estudos, aprendizados, trocas de experiências e vivências de cooperação.

Os estudantes explicaram a origem do nome da cooperativa escolar, que tem relação com a denominação anterior de Monte Alverne. “Inicialmente, o povo chamava o local de Rio Thal, uma mistura de português e alemão, que queria dizer: ‘vale do rio’. Próximo ao distrito de Monte Alverne destaca-se o Arroio Castelhano, o que explica o nome”, detalharam os alunos. Já a logomarca, com desenhos e cores, representa diversos aspectos relacionados com a localidade e com a jornada de trabalho. Destaque para o cuidado com a natureza, concretização de ideias, possibilidades, criatividade, raciocínio, prosperidade, respeito, característica local da cultura do tabaco, entre outros.  

Durante a eleição e posse dos Conselhos de Administração e Fiscal foi escolhida presidente, Bruna Luiza Bauermann, de 14 anos, e a vice Manuela Eduarda Reis, 15 anos. Na oportunidade, elas apresentaram o plano de gestão, que engloba diversas ações comunitárias, dentro e fora da escola, como arrecadação de alimentos e roupas; participação em feiras, eventos e atividades afins com o intuito de estimular o aprendizado; postagens em redes sociais, entre outras. “Estou preparada para ajudar em tudo que for preciso. Farei tudo que estiver ao meu alcance. Farei o meu melhor”, destacou Bruna.

Parceiros - A professora orientadora da cooperativa escolar, Marta Elis Bergmann Kurtz, falou que o processo de criação foi um grande desafio. “Hoje vejo a evolução dos estudantes. Que possamos juntos seguir o cooperativismo. Hoje é um dia muito especial. Sou grata em fazer parte da cooperativa Riothal”, ressaltou. A diretora do CEMA, Márcia Sehnem Redieske, também falou sobre a trajetória até o momento e pediu para os alunos terem determinação e apostarem nos seus ideais. “Esta manhã é um sonho realizado. Um aprendizado muito grande”, disse Márcia.

Como representante da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) estava a assessora Alessandra Gassen. “Esta parceria com o Sicredi faz toda a diferença no nosso trabalho. Estou muito feliz e tenho certeza que cada um de vocês vai aprender muito. A gente acredita na educação. Que todos tenham muito sucesso na caminhada”, disse ela. O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, prestigiou o evento acompanhado do vice Pedro Carlos Thessing; do gerente da agência de Monte Alverne, Maichel Rodrigo Delavy; da assessora de Programas Sociais, Glaucia Cabral Moraes; e de demais colaboradores.

Incentivo - A Sicredi Vale do Rio Pardo, com apoio do poder público, incentiva a criação de cooperativas escolares junto às escolas desde 2016, por meio do Programa Cooperativas Escolares. “Somos representantes de uma cooperativa, um movimento cooperativista que acredita na educação. Se queremos um Brasil melhor, precisamos desenvolver pessoas. A cooperação que faz a comunidade desenvolver e prosperar”, salientou Petry. O líder cooperativista ainda entregou uma placa de fundação para os alunos da Cooperativa Escolar Riothal, que representa a 10ª da base de atuação da instituição e 3ª fundada em Santa Cruz do Sul.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!