Programa educacional cria elo cooperativo entre instituições e empresas
EloCoop, um ecossistema de parcerias, foi criado para ampliar oportunidades para os estudantes participantes do Programa Cooperativas Escolares
Com a educação sendo o maior ato de cooperação, a Sicredi Vale do Rio Pardo reuniu no dia 18 de novembro, representantes de empresas e instituições para celebrar o primeiro ano do EloCoop, um ecossistema de parcerias do Programa Cooperativas Escolares. O evento, que ocorreu no Living Vales da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), promoveu um espaço de conexão, com exposição dos resultados, entrega de portfólio coletivo e fortalecimento do futuro da iniciativa.
A assessora de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Vale do Rio Pardo, Gláucia Cabral Moraes, explica que o EloCoop - formado por uma rede de 14 integrantes - conecta escolas, empresas e organizações em um ecossistema de aprendizagem viva. "Cada parceria é um elo que amplia a visão, desenvolve conhecimentos e fortalece o compromisso com a educação cooperativa. A iniciativa vem para somar na transformação de realidades", destaca ela.
A aproximação com os parceiros locais foi realizada no início de 2025, por meio de conversas e visitas presenciais no intuito de conhecer atuações e potenciais contribuições educativas. Como iniciativas já realizadas durante o ano, destaque para a conexão das cooperativas escolares com projetos de sustentabilidade, realização de eventos em sedes de parceiros, entre outras. "Ao longo do ano, já aconteceram muitas coisas bacanas e proveitosas. As cooperativas escolares já estão colhendo muitos frutos dessas parcerias", comemora Gláucia.
O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, salientou que as parcerias são fundamentais para fortalecer e ampliar cada vez mais a oferta de oportunidades de aprendizado dos estudantes. "Ao unirmos as iniciativas da cooperativa, dentro do círculo virtuoso da cooperação, com o conhecimento e estrutura dos parceiros, colheremos muito mais frutos dentro do Programa Cooperativas Escolares. Por outro lado, por meio do programa, com nossa estrutura, conseguimos também contribuir com os projetos das instituições parceiras", pontuou Petry. Para o próximo ano, a projeção é que o EloCoop mantenha o modelo atual e busque por novos parceiros.
O Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo conta com 34 cooperativas escolares, mais de mil estudantes associados, mais de 100 professores orientadores e gestores capacitados, com abrangência nos nove municípios de atuação da instituição. "Como gestora escolar, percebo que as parcerias do Programa Cooperativas Escolares têm um impacto profundamente transformador no desenvolvimento dos nossos estudantes e no fortalecimento da comunidade escolar", declara a diretora da Emef Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde, Francisca Teresinha Müller.
Conheça os integrantes do EloCoop:
- Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra)
- Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva)
- Certaja Energia
- Converge Santa Cruz
- Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec)
- Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova)
- Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc)
- Gauten Santa Cruz do Sul
- Instituto Crescer Legal do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
- JTI
- Living Vales da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
- Projeto Pescar
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae-RS
- Sicredi Vale do Rio Pardo - RS