Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Elly, da localidade de Banheiro Velho, em General Câmara (RS), iniciaram oficialmente a jornada de cooperativismo na prática. A Assembleia Geral de Fundação (AGF) da Cooperativa Escolar Mentes Iluminadas aconteceu nesta terça-feira, 11 de novembro, nas dependências do Salão Paroquial de Santo Amaro do Sul.  Os 31 estudantes fundadores, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, assumiram o protagonismo na gestão da primeira cooperativa escolar do município.
 A AGF, conduzida pelos alunos, teve como objetivo apreciar e aprovar o Estatuto Social, apresentar a marca e realizar a eleição do primeiro Conselho de Administração e Fiscal da Mentes Iluminadas. Com fins educativos, a cooperativa escolar atua em diferentes contextos escolares, participando de eventos e atividades com o propósito de aprender por meio dos valores do cooperativismo. Este movimento de estudantes tem o intuito de cooperar e colaborar com a comunidade escolar, por meio de iniciativas e dos objetos de aprendizagem.
Durante a votação dos conselhos, como presidente e vice-presidente foram eleitos, respectivamente, os estudantes Carlos Eduardo Dória Nunes e Yasmin da Silva Fischer. Os jovens apresentaram o Plano de Gestão da cooperativa escolar, com destaque para uma sala própria na escola para as reuniões do grupo, diálogo com líderes da administração pública, busca de apoio para a reforma da quadra de esportes, continuidade de projetos educacionais, promoção de atividades de integração e conscientização, entre outras iniciativas.
Na reunião, os alunos apresentaram a logomarca da Mentes Iluminadas, que simboliza a força das ideias, o poder do conhecimento e a energia criativa dos alunos participantes. Para desenvolver o trabalho, a cooperativa escolar conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de General Câmara, da direção da Emef Padre Elly, e da professora orientadora Ana Lúcia Soares Freitas.
Incentivo – A AGF da Cooperativa Escolar Mentes Iluminadas representa o resultado de um trabalho desenvolvido desde o início de 2025, com incentivo do Programa Cooperativas Escolares, da Fundação Sicredi, executado na região pela Sicredi Vale do Rio Pardo. “Não estamos aqui para divulgar a nossa marca, mas, sim, para cumprir nossa missão de semear o cooperativismo e propagar os seus valores. Queremos garantir que o nosso legado continue nas próximas gerações. Ver estes jovens sendo protagonistas da gestão democrática nos enche de orgulho”, destacou o presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry.
Além do líder cooperativista, o prefeito de General Câmara, Márcio Pereira Brandão, e o vice-prefeito e secretário municipal da Educação, Thiago Pereira Reichel, estiveram presentes na fundação da nova cooperativa escolar. Os gerentes do Sicredi no município, Elton Sehn e Luiz Eduardo Soares Freitas, também prestigiaram a iniciativa, assim como a comunidade escolar. 
 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!