Não importa exatamente o tamanho do seu sonho, já que qualquer objetivo que você tenha vai passar por essa decisão: a de economizar para conseguir fazer um bom planejamento e, acima de tudo, uma boa realização. E sabemos que, de início, pode não ser uma tarefa tão fácil. Mas vai ficando cada vez mais possível e menos difícil à medida que você consegue se manter firme, sempre lembrando dos seus principais objetivos.


Basicamente, saber como economizar dinheiro vai desde não gastar de forma desnecessária a hábitos simples do dia a dia — como quando solicitamos um desconto em loja ou reduzimos o tempo embaixo do chuveiro — e até mesmo na decisão de entender como poupar e investir. Quer saber como colocá-los em prática e acelerar a conquista dos seus sonhos? Então continue a leitura e confira a seguir!
 

1. Defina objetivos financeiros


É muito mais fácil se perder no caminho quando não se sabe aonde exatamente chegar, certo? Essa máxima se aplica na hora de economizar e te ajuda a ter em mente os objetivos, auxiliando durante os momentos mais difíceis e possibilitando que você consiga monitorar e mensurar o desempenho.


Portanto, defina quais são as suas metas: garantir um futuro tranquilo, manter uma reserva financeira para emergências ou até mesmo adquirir um imóvel? Aqui, tudo é válido! Descreva quanto precisa, qual o prazo e o destino desses recursos.


2. Conheça seus gastos


Não é possível saber como poupar dinheiro se você não entender para vai sua renda mensal. Por isso, a segunda etapa é saber a fundo quais são os seus gastos, que devem ser divididos em duas colunas principais: despesas variáveis e despesas fixas. Os gastos fixos são aqueles com um valor que pode variar um pouco entre um mês e outro e, obrigatoriamente, precisam ser pagos. Aqui, entram:

  • Aluguel e condomínio;
  • Mensalidade escolar dos filhos ou da faculdade;
  • Contas de casa, como supermercado, água, luz e internet.

Já as despesas variáveis são aquelas que, quando bem manejadas, podem ser diminuídas, tanto em valores quanto em frequência, como:

  • Sair com amigos, sair com família;
  • Viagens;
  • Comer fora;
  • Compras de itens como roupas e sapatos, etc.

 

3. Faça um planejamento


Coloque na planilha de finanças quais são suas fontes de renda e gastos. O resultado precisa ser sempre positivo, ou seja, além de conseguir quitar os compromissos, o certo é que sobre alguma quantia. Com o seu foco sempre em mente e sabendo o prazo que estipulou para chegar lá, calcule quanto precisa economizar para garantir a meta.


Imagine que deseja ter R$ 10.000,00 como garantia em até 5 anos: ao fazer as contas, saberá que vai precisar de, no mínimo R$ 166,00 por mês. Isso torna o seu objetivo muito mais concreto, sem pesar de forma absurda no planejamento.


4. Diminua despesas


Hora de reduzir custos, que conseguem ser aplicados até mesmo em despesas fixas, sabia? Para a conta de internet e telefone, por exemplo, entre em contato com as operadoras e conheça planos mais em conta. Assim, é possível encontrar alternativas econômicas e que atendam sua programação sem necessariamente abrir mão dos serviços. Gastos com lazer ou supermercado também podem ser alterados. Para isso:

  • Foque em passeios gratuitos: como parques, caminhadas, piqueniques e até mesmo prática de alguma atividade física ao ar livre ou esportes;
  •  No mercado, pesquise valores e não tenha medo de diversificar o local de compras;
  • Prefira pagar à vista e, quando não for possível, use o cartão de crédito com sabedoria.

 

5. Prepare-se para pagar dívidas


Dívidas significam um grande empecilho a longo prazo e podem facilmente minar suas expectativas de poupar. Por isso, entre em contato com esses credores e entenda quais seriam as propostas e descontos possíveis na hora de abater os valores pendentes.


6. Conheça mais sua conta bancária e converse com o gerente


Cada perfil de conta e cartão possui benefícios e particularidades. Assim, existem diferentes cobranças de serviços e valores de taxas. Então, nada melhor do que conversar com o profissional responsável por esse acompanhamento: seu gerente de conta. Ele vai te ajudar a entender mais seu tipo de conta e oferecer saídas e planos ajustados ao momento.


7. Recorra às possibilidades de investimento


Investimentos não existem apenas para grandes capitais. E se está começando agora nesse universo, pode até mesmo contar com simuladores de carteira e perfil, que te ajudam a entender quais seriam as saídas mais viáveis para sua renda. Aqui, uma coisa é certa: existe uma categoria de investimento perfeita para cada realidade.


Ah, e não se esqueça: o ideal em momentos de crise é ter uma reserva que cubra suas despesas por 6 meses ou mais. Se possível, tenha uma reserva de oportunidade para multiplicar o seu dinheiro, já que, em períodos assim, podem aparecer possibilidades de negócios.


8 . Evite comprar por impulso


Compras por impulso bagunçam o planejamento. Então, se deseja se manter fiel ao compromisso de se organizar financeiramente, lembre-se disso e reflita se a aquisição de fato é essencial. Outra dica interessante é a de fazer listas de compras: do supermercado, de roupas, de itens que precisa. Sem esse direcionamento, é provável que a compra saia maior do que deveria.


9. Compre de um jeito consciente


A qualidade das suas aquisições também pode ser facilmente alterada. Para isso, uma ótima saída é a de fazer compras nos pequenos negócios da sua própria região. Além de estar mais próximo e até mesmo economizar com grandes deslocamentos, é uma maneira de fortalecer a economia local.


10. Tome o cuidado com o consumo online


Caso precise adquirir algo online, utilize a variedade de opções a seu favor e tome cuidado com a procedência e confiança dos sites, buscando sempre alternativas seguras. Para isso, pode consultar portais especializados e descobrir se existe alguma reclamação sobre a loja. Isso diminui as chances de ter uma dor de cabeça ou até mesmo sofrer um golpe financeiro.


Aproveite e confira como proteger seus dados em atividades online. Com as dicas dadas no post, você vai conquistar maior segurança contra fraudes!


11. Saiba analisar promoções


O fato de um produto ou serviço estar em promoção não te obriga a comprá-lo. Tenha em mente o consumo consciente e obtenha apenas o que realmente precise. Fora isso, nem sempre o valor é, de fato, vantajoso. Portanto, saiba fazer boas pesquisas e até mesmo comparações com outras lojas e meses anteriores.


12. Adote uma vida financeira mais simples


É muito importante viver com aquilo que se pode ter. Então, ao invés de sair para comer fora, que tal reunir amigos e familiares para uma confraternização caseira? Você pode fazer um almoço, pedir para que cada um leve algo e, assim, reunir todos. Isso evita gastos com locomoção e torna o encontro mais barato. Nada mal, não é mesmo?


13. Saiba usar o cartão de crédito


O cartão de crédito nem sempre deve ser seu principal meio de pagamento, principalmente se você ainda está aprendendo a lidar com o planejamento econômico. Fique atento às taxas e se organize com as datas de vencimento, para não correr o risco de ter que lidar, lá na frente, com um número maior de débito.


14. Venda o que não utiliza mais


Vale roupas, acessórios, eletrodomésticos etc. Você pode divulgar em grupos nas redes sociais, nos contatos do WhatsApp e da forma que melhor se encaixar em sua rotina. Além de gerar um melhor aproveitamento de espaço, esses itens que estavam até então parados e sem uso podem dar aquele impulso extra na graninha guardada para os seus sonhos.


15. Participe de programas de fidelidade


Programas de acúmulos de pontos, troca de milhas ou até mesmo de ação de fidelidade no supermercado te ajudam a ser mais prático e econômico no dia a dia. Eles funcionam como forma de incentivo à fidelidade das compras e, no fim do mês, significam um impacto para lá de positivo na carteira.


Quer um exemplo? Conheça o Programa de Recompensa dos nossos cartões e entenda como ter acesso a retornos, troca de pontos por viagens, produtos e muito mais!


16. Monitore gastos


Crie o hábito de guardar as notas fiscais e de fazer o registro das compras realizadas. Aqui, entra até mesmo aquele cafezinho após o almoço, sabe? O propósito disso é saber como e onde está gastando. Isso porque o cérebro tende a não registrar pequenas ações da rotina que, quando somadas, podem gerar um valor capaz de te surpreender.


17. Utilize marmitas e otimize despesas


Comer fora pode parecer um recurso prático, ainda mais para quem tem um dia a dia muito agitado. No entanto, essa despesa costuma acumular no final do mês e, no fim das contas, o barato pode sair caro. Então, que tal apostar nas marmitas? Você pode definir a preparação em algumas horinhas de um dia da semana e fazer o suficiente para o período que precisar.

 

18. Economize dentro de casa


Hábitos simples e do dia a dia podem ser facilmente incorporados na busca dos seus objetivos. Veja exemplos: 

  • Confira o padrão de lâmpadas utilizado em casa e, se possível, faça a troca pela luz de LED;
  • Diminua o tempo gasto com o chuveiro aberto;
  • Apague as luzes de cômodos que não estejam sendo usados;
  • Prefira utilizar a máquina de lavar em sua capacidade máxima, ao invés de bater pequenos volumes em diversos dias;
  • Não durma com aparelhos como computador ou TV ligados.

 

19. Pague suas contas no vencimento


Nada de deixar a falta de memória vencer. Para isso, a prática de anotar em uma planilha ou agenda os dias de cada despesa fixa é essencial. Assim, você pode reservar um momento, todos os meses, para sentar e garantir que todos os boletos estão pagos, evitando o pagamento de juros e multas por atraso.


20. Comprometa-se com a economia


À medida que você avança, as dicas de como economizar dinheiro vão ficando mais objetivas e fáceis de incorporar. Nessa fase, lembre-se que o valor a ser poupado não pode ser separado somente após seus gastos. Ele deve ser entendido como um boleto obrigatório, sendo separado assim que você receber o pagamento. Desse jeito, você diminui as chances de não sobrar.

21. Envolva sua família e procure informação


A educação financeira precisa fazer parte dos assuntos e conversas entre família. Quando todos compartilham do objetivo, é mais fácil mantê-los engajados. Quer um exemplo?


Programas como o Cooperação na Ponta do Lápis se propõem a levar informação de qualidade e práticas de finanças que melhorem a forma como todos se relacionam com dinheiro — tudo isso com linguagem didática e acessível.


E os pequenos não ficam de fora, já que iniciativas como as de aprender brincando com a Turma da Mônica apresentam histórias coloridas, bem humoradas, leves e apropriadas para tratar de temas que muitos pais ainda não sabem como abordar, como de onde vem o dinheiro ou até mesmo como economizar na hora de se divertir.


22. Se for autônomo ou empreendedor, saiba definir a média de renda


Sabemos que, para quem empreende ou tem um emprego como autônomo, pode ser ainda mais difícil acompanhar os gastos, já que os ganhos acabam sofrendo muitas variações.


A principal dica é a seguinte: faça um levantamento do último ano e identifique qual foi o valor máximo e mínimo arrecadados. Com isso, você consegue estipular uma média mensal e definir seus custos a partir disso, sempre se guiando pela hipótese de receber o valor mínimo.


E se você for um microempreendedor individual, confira como se formalizar e acesse conteúdos exclusivos sobre benefícios da modalidade MEI, tirando suas principais dúvidas.


23. Separe as despesas pessoais das do trabalho


Mais uma saída fundamental para quem possui um pequeno negócio, é autônomo, produtor ou empreendedor: não misture os valores. Separe aquele que for do seu projeto daquilo que é seu como pessoa física. Com isso, selecione um orçamento exclusivo para você e faça o gerenciamento de forma separada.


24. Ganhou um dinheiro extra? Guarde


Sempre que a renda ou ganhos forem além daquilo que previu inicialmente: seja por conta de uma bonificação, promoção ou até mesmo por conta de uma boa safra, armazene a quantia junto com o que já está destinando para os seus sonhos. Isso vai dar uma boa fortalecida na reserva e diminuir o cronograma definido para o alcance da meta.


25. Busque rendas alternativas


Venda de bolo de pote, de doces, ou até mesmo a comercialização daquele seu hobby, como corte, costura e fabricação de biscuit, por exemplo. Tudo é válido no momento de construir uma fonte de renda alternativa e que traga impactos positivos para a conta. Fique atento às novas habilidades que pode desenvolver para gerar negócios em curto prazo e aproveite a criatividade para aprender mais e incrementar a renda.


Conhecer seu perfil, entender a realidade e aprender a poupar é a atitude certa para quem deseja tranquilidade financeira. E quem nutre hábitos de poupança desde cedo tem mais chances de aumentar o patrimônio pessoal e familiar e conquistar sonhos.


Assim, guardar dinheiro significa controlar os gastos hoje, para poder usufruir amanhã. Isso envolve mudança de hábitos e de mentalidade e requer disciplina e contenção de gastos. Com essas dicas, as chances de economizar com disciplina e transformar costumes com consciência são ainda maiores.


Agora, que tal conferir nosso post sobre onde investir para cada objetivo de vida? Afinal, estamos aqui para andar ao seu lado em sua jornada de construir um futuro financeiro saudável.


Continue acompanhando nosso blog e até mais!
 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!