28 de Abril de 2022

Transforme seus sonhos em objetivos para realizá-los

Notícias | Educação financeira

Você chegou a mais um ano provavelmente trazendo uma lista de sonhos a serem realizados: a casa própria, abrir seu próprio negócio, a viagem em família, a festa de casamento, a bicicleta do filho, a troca do carro... São tantas possibilidades que só vão sair da sua cabeça, do campo das ideias, se você as transformar em objetivos e planejar a sua concretização.

Vale lembrar que sonhos e objetivos são diferentes. Os sonhos são planos futuros, intangíveis, sem data ou plano de ação para serem realizados. Os objetivos, ao contrário, são os sonhos planejados. Na prática é mais ou menos assim:

Sonho: quero trocar de carro
Objetivo: vou trocar de carro até dezembro desse ano

Percebeu a diferença? Então, vamos dar algumas dicas para ajudar a transformar seus sonhos em objetivos para que eles se tornem realidade.

Comece avaliando seu orçamento

Você tem vários sonhos que gostaria de ver concretizados o quanto antes, mas sabe se eles cabem no seu bolso? Acredita ser possível tirá-los do papel ao mesmo tempo? É possível, desde que haja um bom planejamento.

Além de colocar os dois pés no chão, transformando os sonhos em objetivos práticos com prazos reais, é importante estar com a organização financeira em dia. Quando você sabe quanto ganha, quanto gasta e quanto sobra no fim do mês, consegue visualizar as possibilidades a médio e longo prazo para saber se poderá focar em mais de um sonho ou se precisará realizar um de cada vez.

Também é essencial não agir no piloto automático, ou seja, fazendo escolhas sem analisar as possibilidades. Provavelmente você conhece alguém que queria trocar de carro, o fez no impulso e depois não conseguiu quitar as parcelas. É por isso que precisamos transformar sonhos em objetivos.

Sonhos devem ser transformados em objetivos para sair do papel

Agora você já sabe que precisa ficar sempre com um olho no sonho e outro no orçamento. Qual é a próxima etapa? Para transformar um sonho em realidade, ele precisa se tornar um, objetivo, com prazo e valores bem definidos.

Pegue uma folha de papel e um lápis e escreva seu sonho: agora ele é o seu objetivo (no nosso exemplo, trocar de carro até dezembro). Abaixo, descreva tudo o que você precisa fazer para que ele aconteça. Sabendo as etapas necessárias, você pode desenhar um plano de ação de acordo com a sua realidade, tanto de tempo quanto de dinheiro. E lembre-se que nada é definitivo: se achar que é necessário, recalcule a rota durante a execução do plano, estudando novas possibilidades de realização e siga em frente.

Um plano de ação ficaria mais ou menos assim:

  • Avaliar o seu carro atual (e saber quanto dinheiro tem para a entrada);
  • Conferir quanto dinheiro você tem guardado e que pode ser usado na entrada;
  • Pesquisar modelos de carros e definir qual deles cabe no seu orçamento;
  • Pesquisar taxas de juros para saber qual é a mais vantajosa para a sua realidade financeira;
  • Conferir o valor do seguro;
  • Conferir o valor do IPVA;
  • Pesquisar sobre gastos com combustível e manutenção;
  • Poupar o dinheiro para a troca, estabelecendo prazo e valor mensal, ou verificar o valor máximo da prestação no seu orçamento;
  • Ficar atento a promoções e ao comportamento do mercado.

Essas são algumas das tarefas que você precisará realizar e, como cada situação é única, você precisa pensar na sua realidade quando for listar o que precisa fazer para tirar o sonho do papel.

Viu como é simples?! Isso vale para a realização de qualquer sonho! O planejamento é essencial para promover mudanças de vida (como um casamento ou uma troca de cidade) ou grandes aquisições (como a casa própria ou o carro novo). Quando você se planeja e detalha o que precisa pôr em prática, você corre menos riscos de agir por impulso, o que pode impactar negativamente na sua vida financeira.

Aproveite que ainda estamos no início do ano, liste seus sonhos e reúna a família para analisá-los e decidir qual o melhor caminho (planejamento) a seguir para transformá-lo em realidade nesse ano que acaba de começar! E conte com o Programa Cooperação na Ponta do Lápis, o programa de educação financeira do Sicredi para ajudá-lo.

Ver todos os posts