Como é a sua relação com o dinheiro? Como anda a sua organização financeira? Uma planilha de finanças pode ser uma ferramenta fundamental para quem quer colocar ordem na vida financeira.

Com disciplina e constância, você pode usar este recurso para te auxiliar no seu planejamento financeiro. Neste post, você vai descobrir as principais vantagens de uma planilha de gastos e como criar a sua.

 

O que é uma planilha de finanças?

 

De maneira simples e prática, a planilha de finanças nada mais é do que um documento em que você registra os seus gastos e ganhos mensais. Neste material deve constar todas as suas despesas e receitas. 

 

Como criar?

 

Para criar a sua, você pode usar o recurso que mais atende a sua necessidade: caderno, planilhas de excel ou, até mesmo, aplicativos de organização financeira.

Não tem segredo e nem fórmula certa. A planilha de finanças tem que ser funcional e eficiente para você. Você só não pode se esquecer de inserir todos os ganhos e os gastos, separando-os por fixos e variáveis.

Organize da forma que achar melhor. Se sentir dificuldade nesta etapa, você pode optar por usar um modelo pronto. Na internet você encontrará diferentes modelos que podem atender a sua expectativa.

 

Como usar?

 

Pode ser que, no começo, você ainda sinta dificuldade ou resistência para preencher a planilha. Isso é normal e você não precisa se preocupar, afinal você está iniciando um novo hábito. O importante é manter a disciplina e separar um período do seu dia,  da semana ou do mês para atualizar a sua planilha.

Organizar o seu tempo e incluir essa nova tarefa pode ser uma boa forma para você dar continuidade com o seu planejamento financeiro. Com o tempo, você vai pegando o jeito e aprendendo a lidar com o seu dinheiro da melhor forma possível.

 

Quais são as vantagens?

 

A planilha de finanças pode trazer muitas vantagens para você. A ferramenta irá te ajudar a colocar a sua vida financeira no eixo, além de contribuir para que você possa atingir os seus objetivos. Confira os principais benefícios:

 

  • Poupar mais dinheiro

Se você está querendo poupar dinheiro, este instrumento pode ser um bom aliado. Por ter o controle dos seus ganhos e gastos, você poderá administrar melhor o seu recurso e, assim, conseguirá separar uma quantia para guardar. 

 

  • Redução de custos

Provavelmente, ao organizar as suas finanças pessoais, você irá se deparar com gastos supérfluos que podem ser cortados por um determinado período, a fim de atingir um objetivo maior. A redução de custos pode ajudar o seu planejamento financeiro.

 

  • Atingir metas

Todo mundo tem um objetivo, não é mesmo? Pode ser aquela viagem dos sonhos, a compra de um imóvel ou de um curso. A planilha de gastos pode te ajudar a conquistar o seu sonho. Com ela, fica muito mais fácil traçar metas que estejam alinhadas com as suas possibilidades financeiras.

 

Agora que você já sabe tudo sobre planilha de gastos, que tal montar a sua? No nosso blog você encontra mais informações que podem te ajudar a lidar melhor com o seu dinheiro.

Seja um associado do Sicredi e tenha acesso a muitos benefícios. Abra a sua conta.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!